domingo, 8 de fevereiro de 2015

ECLESIÁSTICO (BEN SIRAC)



Download do texto integral do blogue em »
http://www.homeoesp.org/livros_online.html


Visto que a Lei, os Profetas e os outros escritores, que se lhes seguiram, nos deram tantas e tão grandes lições, pelas quais convém louvar Israel por sua instrução e sua sabedoria, e como, além do mais, é um dever não apenas adquirir ciência pela leitura, mas, ainda, uma vez instruído, colocar-se ao serviço dos de fora, por palavras e por escritos: meu avô, depois de se dedicar intensamente à leitura da Lei, dos Profetas e dos outros livros dos antepassados, e depois de adquirir neles uma grande experiência, sentiu necessidade de escrever algo sobre a instrução e a sabedoria, a fim de que os que amam a instrução, submetendo-se a essas disciplinas, progridam muito mais no viver segundo a Lei. 


Toda sabedoria vem do Senhor, ela está junto dele desde sempre. A areia do mar, os pingos da chuva, os dias da eternidade, quem os poderá contar? A altura do céu, a amplidão da terra, a profundeza do abismo, quem as poderá explorar? Antes de todas essas coisas foi criada a Sabedoria, e a inteligência prudente existe desde sempre. A quem foi revelada a raiz da sabedoria? Seus recursos, quem os conhece? Só um é sábio, sumamente terrível quando se assenta em seu trono: é o Senhor. Ele a criou, a viu, a enumerou e a difundiu em todas as suas obras, em toda a carne segundo sua generosidade, e a doou aos que o amam. 

O temor do Senhor é glória e honra, alegria e coroa de exultação. O temor do Senhor alegra o coração, dá contentamento, gozo e longa vida longa. Para o que teme ao Senhor tudo terminará bem, e no dia de sua morte será abençoado. 

A paixão do ímpio não o poderá justificar, porque o ímpeto de sua cólera é a sua ruína. O paciente resistirá até o momento oportuno, mas depois a alegria brotará para ele. 

Nos tesouros da sabedoria estão as máximas da ciência, mas para o pecador a religião é execrável. Desejas a sabedoria? Guarda os mandamentos e o Senhor dar-ta-á em profusão;  porque o temor do Senhor é sabedoria e instrução, e seu agrado é fé e mansidão.  

Filho, se te dedicares a servir ao Senhor, prepara-te para a prova. Endireita o teu coração e sê constante, não te apavores no tempo da adversidade. Une-te a ele e não te separes, a fim de seres exaltado no teu último dia. Tudo o que te acontecer, aceita-o, e nas vicissitudes de tua pobre condição sê paciente, pois o ouro prova-se no fogo, e os eleitos, no cadinho da humilhação. 
Caiamos nas mãos do Senhor e não nas dos homens, pois tal como é sua grandeza, assim é sua misericórdia. 


Filhos, escutai-me, sou vosso pai, e fazei o que eu vos digo para serdes salvos. Pois o Senhor glorifica o pai nos filhos e fortalece a autoridade da mãe sobre a prole. Aquele que respeita o pai obtém o perdão dos pecados,  o que honra a sua mãe é como quem ajunta um tesouro.  
É como um blasfemador, aquele que despreza seu pai, e um amaldiçoado pelo Senhor aquele que irrita sua mãe. 

Filho, conduz os teus negócios com doçura e serás amado mais do que um homem generoso. 

Um coração obstinado terá mau fim e o que ama o perigo nele cairá. Um coração obstinado acumula sofrimentos, o pecador acrescenta pecado a pecado. Para a desgraça do orgulhoso não existe remédio, porque a árvore da perversidade enraizou-se nele. 

A água apaga a chama, a esmola expia os pecados. Quem retribui com favores pensa no futuro, no dia de sua queda encontrará apoio. 
Filho, não recuses ao pobre o seu sustento, não desvies os teus olhos do miserável. Não faças sofrer aquele que tem fome, não irrites o homem na sua indigência. Não agites mais um coração desesperado, não recuses o teu dom ao necessitado. Não rejeites o pedinte oprimido, não desvies o teu rosto do pobre. Do que pede não desvies teu olhar, não lhe dês motivo para te amaldiçoar, pois amaldiçoando-te em sua amargura, o seu Criador atenderá o seu clamor. Faz com que a comunidade te ame, diante de um grande baixa a tua cabeça. Inclina o teu ouvido ao pobre e responde-lhe à saudação com afabilidade. Arranca o injustiçado da mão do injusto e não sejas medroso no teu julgar. Sê para os órfãos como um pai e como um marido para as suas mães. E serás como um filho do Altíssimo, ele, mais do que tua mãe, amar-te-á. 

A Sabedoria eleva os seus filhos e cuida dos que a procuram. 

Leva em conta a ocasião e guarda-te do mal, não te envergonhes de ti mesmo. Pois há uma vergonha que conduz ao pecado e há uma vergonha que é glória e graça. Não sejas muito severo contigo  nem te envergonhes da tua queda. 
Que a tua mão não seja aberta para receber e fechada para retribuir. 

Não confies nas tuas riquezas e não digas: "Sou auto-suficiente." Não sigas o teu desejo nem tua força, indo atrás das paixões do coração. 
Não confies nas riquezas injustas, porque não te servirão para nada no dia da desgraça. 

Não joeires a todos os ventos, nem te metas por qualquer trilha (assim faz o pecador de palavra dúplice). Sê firme nos teus sentimentos e seja uma a tua palavra. 

Uma boca amena multiplica os amigos, uma língua afável multiplica a afabilidade. Sejam numerosas as tuas relações, mas os teus conselheiros, um entre mil. Se queres um amigo, adquire-o pela prova e não te apresses em confiar nele. Porque há o amigo de ocasião: ele não será fiel no dia da tua tribulação. Há o amigo que se torna inimigo e que revelará querelas para tua vergonha. Há o amigo que é companheiro de mesa mas que não será fiel no dia da tua tribulação. 
Afasta-te dos teus inimigos e acautela-te com os teus amigos. Aquele que teme o Senhor faz amigos verdadeiros, pois tal como ele é, assim é seu amigo. 

Filho, desde a tua mocidade aplica-te à disciplina e até com cabelos brancos encontrarás a sabedoria. Como o lavrador e o semeador, cultiva-a, e espera pacientemente pelos seus bons frutos. 
Medita nos preceitos do Senhor e ocupa-te continuamente com os seus mandamentos. Ele consolidará o teu coração e a sabedoria que desejas ser-te-á dada. 

Não faças o mal e o mal não se apoderará de ti; afasta-te da injustiça e ela se desviará de ti. 

Honra o teu pai de todo o coração e não esqueças as dores da tua mãe. Lembra-te de que foste gerado por eles. O que lhes darás pelo que te deram? 

Estende a tua mão ao pobre para que tua bênção seja perfeita.  Que a tua generosidade atinja todos os viventes, mesmo aos mortos não recuses a tua piedade. Não fujas dos que choram, aproxima-te dos que estão aflitos.  Não temas ocupar-te dos doentes, porque serás amado por isso. Em tudo o que fazes, lembra-te do teu fim e jamais pecarás. 

Não discutas com um falador, não amontoes lenha ao fogo. Não brinques com um mal-educado, para que os teus antepassados não sejam desonrados. Não desprezes o homem que abandonou o pecado, lembra-te de que todos somos culpáveis. Não desprezes um homem na sua velhice, porque muitos de nós envelheceremos. Não te alegres com uma morte: lembra-te de que todos morrerão. 

Não acendas o carvão do pecador, para não seres queimado na sua chama. Não te exaltes na presença de um violento, para que não seja armada uma emboscada à tua boca. Não emprestes a um homem mais forte do que tu: se emprestaste, considera-o como perdido. Não te tornes fiador além dos teus recursos: se já o és, pensa como pagarás. Não litigues contra um juiz, porque decidirão a favor dele. Não caminhes pela estrada com um aventureiro, para não agravares teus males, porque ele agirá segundo a sua vontade e te perderás com ele por causa da sua loucura. Não disputes com um violento, não andes com ele pelo deserto, pois, a seus olhos, o sangue é como nada e lá onde não há socorro ele te matará. Não confidencies com um ingénuo, pois ele não é capaz de guardar uma só palavra. Diante de um estranho não faças nada que deva ficar oculto, porque não sabes o que ele irá divulgar. Não abras o teu coração a quem quer que seja e não pretendas obter suas boas graças. 


Não tenhas ciúmes da tua esposa, para não lhe ensinares o mal contra ti. Não te entregues a uma mulher, para que ela não usurpe a tua autoridade. Não vás ao encontro de uma cortesã, para que não caias nas suas redes. Não te entretenhas com uma bailarina, para que não sejas seduzido pelas suas artimanhas. Não fites uma virgem, para não seres punido com ela. Não te entregues às prostitutas, para não perderes o teu património. Não gires o teu olhar pelas ruas da cidade e não vagueies por seus lugares desertos. Desvia o teu olho de uma mulher formosa, não fites uma beleza alheia. Muitos se perderam por causa da beleza de uma mulher, por sua causa o amor inflama-se como o fogo. Não te assentes nunca à mesa com uma mulher casada, não banqueteies com ela tomando vinho, para que o teu coração não se incline para ela e, na tua paixão, escorregues para a perdição. 

Não abandones um velho amigo, visto que o novo não é igual a ele. Vinho novo, amigo novo; deixa-o envelhecer, e o beberás com prazer.  Não invejes o sucesso do pecador, porque não sabes qual será o seu fim.  Não sintas prazer com a felicidade dos ímpios: lembra-te que neste mundo não ficarão impunes. Conserva-te longe do homem que pode matar, e não experimentarás o temor da morte. Se te aproximas dele, não erres, para que ele não te tire a vida. 

Um governante sábio educa o seu povo, e a autoridade de um homem inteligente é bem estabelecida. Qual o governante do povo, tais os seus ministros; qual o que governa a cidade, tais todos os seus habitantes. Um rei sem instrução arruinará seu povo, uma cidade será construída graças à inteligência dos chefes. Nas mãos do Senhor está o governo do mundo: ele suscita, no tempo oportuno, o homem que convém. O sucesso de um homem está nas mãos do Senhor, é ele que dá ao escriba a sua glória. 

Não guardes rancor de teu próximo, por nenhuma injustiça, e não faças nada num movimento de paixão. 

A sabedoria do pobre levanta a sua cabeça e ele assenta-se entre os grandes. Não elogies um homem por sua beleza e não detestes uma pessoa por sua aparência. Pequena é a abelha entre os alados, mas o seu produto é o primeiro em doçura. Não te envaideças quando te honrarem: pois as obras do Senhor são admiráveis, mas aos homens estão ocultas. 

Não reproves antes de teres examinado; indaga primeiro, depois julga. Não respondas antes de teres escutado e não intervenhas no meio dos discursos. Não te exaltes por um assunto que não te diz respeito e não te intrometas no julgamento dos pecadores

Não introduzas qualquer em tua casa, porque numerosas são as insídias do pérfido. 

Se queres fazer o bem, saibas a quem o fazes e teus benefícios não serão perdidos. Faz o bem a um homem piedoso e terás a recompensa, se não dele, pelo menos do Altíssimo. 

Na prosperidade não se pode reconhecer o verdadeiro amigo, na adversidade o inimigo não pode fingir. Quando um homem é feliz, os seus inimigos ficam na tristeza;  na sua adversidade até o amigo desaparece. Não confies nunca em teu inimigo; como o cobre cria ferrugem, assim é a sua malícia. 

Feliz o homem que não pecou com a sua boca e que não foi ferido pelo remorso dos pecados. Feliz aquele cuja consciência não o acusa e aquele que não perdeu sua esperança. 

Ao homem mesquinho não convém a riqueza, e para que grandes bens ao invejoso? Quem ajunta, privando-se, ajunta para os outros e com os seus bens outros regalar-se-ão. Quem é duro consigo mesmo com quem será bom? Não goza sequer dos próprios bens. 
Toda obra corruptível perece e aquele que a fez irá com ela.

Feliz o homem que se ocupa da sabedoria e que raciocina com inteligência, que reflete, em seu coração, nos caminhos da sabedoria e medita nos seus segredos. 

Não digas: "É o Senhor que me faz pecar", porque ele não faz aquilo que odeia. Não digas: "É ele que me faz errar", porque ele não tem necessidade de um homem pecador. O Senhor odeia toda espécie de abominação e nenhuma é amável para os que o temem. Desde o princípio ele criou o homem e abandonou-o nas mãos da sua própria decisão. Se quiseres, observarás os mandamentos: a fidelidade está no fazer a sua vontade.  Ele colocou diante de ti o fogo e a água; para o que quiseres estenderás a tua mão.  Diante dos homens está a vida e a morte, ser-te-á dado o que preferires.  É grande, pois, a sabedoria do Senhor, ele é todo-poderoso e vê tudo. Seus olhos vêem os que o temem, ele conhece todas as obras do homem. Não ordenou a ninguém ser ímpio, não deu a ninguém licença de pecar.

Converte-te ao Senhor e abandona os pecados, suplica diante de sua face e atenua a ofensa. Volta-te para o Altíssimo, desvia-te da injustiça e odeia profundamente a iniquidade. 

Que é o homem? Para que é útil? Qual é o seu bem e qual é o seu mal?  A duração de sua vida: cem anos quando muito. Como uma gota do mar, um grão de areia, assim são seus poucos anos perante um dia da eternidade.  Por isso o Senhor os trata com elevada paciência e sobre eles derrama a sua misericórdia. Vê e reconhece como é miserável o seu fim,  por isso, multiplica o perdão. A misericórdia do homem é para com o seu próximo, mas a do Senhor é para com toda carne:  admoesta, corrige, ensina, reconduz, como o pastor, o seu rebanho. Ele tem piedade dos que aceitam a disciplina e se apressam em procurar seus julgamentos. 

Filho, não mistures a repreensão com teus benefícios, nem palavras tristes com teus presentes. Porventura o orvalho não abranda o calor? Assim, a palavra é melhor do que o presente. Não é isso? Uma palavra não vale mais do que um rico presente? Mas o homem caridoso une as duas coisas. O insensato não dá nada e faz afronta, e o presente do invejoso queima os olhos. 

Antes de falar, informa-te; diante da doença, cuida-te. Diante do julgamento, examina-te a ti mesmo, na hora do veredicto encontrarás perdão. Antes de adoeceres, humilha-te; quando pecares dá sinal de arrependimento. Nada te impeça de cumprir o teu voto a seu tempo, não esperes até a morte para o cumprires. 

Não te deixes levar pelas tuas paixões e refreia os teus desejos. Se cedes ao desejo da paixão, ela fará de ti um objeto de alegria para os teus inimigos. Não te deleites numa existência voluptuosa, não te ligues a tal sociedade. 

O operário beberrão jamais enriquecerá, o que menospreza o pouco aos poucos cairá na miséria. Vinho e mulheres desencaminham os homens sensatos e o que frequenta prostitutas perde todo o pudor. Larva e verme o herdarão, o homem temerário nisso perderá a vida. 

O que confia rapidamente é um coração leviano, o que peca prejudica-se a si mesmo. O que se deleita com o mal será condenado, o que odeia a loquacidade diminui o mal. Não repitas jamais um boato e não serás em nada diminuído. Não contes nada a teu amigo nem a teu inimigo, e, se não incorres em culpa, nada reveles. Pois o que ouviu não confiará mais em ti e chegado o momento, há-de odiar-te. Ouviste alguma coisa? Sê um túmulo. Coragem, não te arrebentarás. Por uma palavra o insensato agita-se, como uma mulher ao dar à luz uma criança. Como uma flecha fincada na coxa, assim é uma palavra nas entranhas do insensato. 

Interroga o teu amigo: ele pode não ter feito nada, e, se o fez, pode ser que o não repita. Interroga o teu próximo: ele pode não ter dito nada, e, se o disse, pode não o repetir. Interroga o teu amigo, porque frequentemente se calunia; não acredites em tudo o que se diz.  Há quem deslize, mas sem intenção; quem nunca pecou com a própria língua? 

Toda sabedoria é temor do Senhor, em toda sabedoria há cumprimento da Lei. O conhecimento do mal não é sabedoria, nem é prudência o conselho dos pecadores. 
Pelo seu aspecto se conhece o homem e pelo semblante se conhece o homem sensato. A veste de um homem, seu sorriso e o seu andar revelam o que ele é. 
Na desgraça um homem pode encontrar salvação e a fortuna pode provocar a ruína. 

A mentira para o homem é uma nódoa vergonhosa, está sempre na boca dos mal-educados. É melhor um ladrão do que um homem que sempre mente; ambos, porém, terão por herança a perdição. O hábito da mentira é uma abominação e a infâmia do mentiroso acompanha-o sem cessar. 

O preguiçoso é semelhante a uma pedra suja de lodo, todos zombam dele com desprezo. O preguiçoso é semelhante a um monte de esterco, todo aquele que o tocar sacudirá a mão. 

Há três coisas que a minha alma deseja, que são agradáveis ao Senhor e aos homens: a concórdia entre irmãos, a amizade entre vizinhos, um marido e uma mulher que vivam bem. Mas minha alma detesta três tipos de pessoas; irrito-me profundamente com o seu viver: o pobre orgulhoso, o rico mentiroso, o ancião adúltero e estulto. 

Se não acumulaste na juventude, como queres encontrar na tua velhice? Como é belo para os cabelos brancos saber julgar e para os anciãos conhecer o conselho! Como é bela a sabedoria dos anciãos e nas pessoas honradas a reflexão e o conselho! A coroa dos anciãos é uma experiência rica; a sua glória, o temor do Senhor. 

Há nove coisas que considero felizes no meu coração e uma décima que declaro com a língua: um homem que encontra alegria em seus filhos, o que vive e vê a ruína de seus inimigos;  feliz o que vive com uma mulher sensata, o que não trabalha com o boi e o burro, aquele que não peca por palavra, aquele que não serve alguém indigno dele; feliz o que encontrou a prudência e que fala para quem escuta; como é grande o que encontrou a sabedoria, mas ninguém ultrapassa o que teme ao Senhor.  O temor do Senhor excede a tudo, a quem será comparado aquele que o possui? 

Qualquer ferida, menos a do coração; qualquer malícia, menos a da mulher; qualquer miséria, menos a causada pelo adversário; qualquer injustiça, menos a que vem do inimigo. Não há pior veneno do que o veneno da serpente, não há pior cólera do que a cólera do inimigo. 

Duas coisas entristecem meu coração e uma terceira me encoleriza: um guerreiro reduzido à miséria, homens sensatos votados ao desprezo, aquele que passa da justiça ao pecado; o Senhor o destinará à espada. 

Dificilmente um negociante se afasta da culpa e o comerciante não está isento de pecado. Muitos pecam por amor ao lucro, aquele que procura enriquecer-se mostra-se implacável. Entre as junturas das pedras finca-se a estaca, entre a venda e a compra introduz-se o pecado. Quem não se apodera firmemente do temor do Senhor rapidamente terá sua casa destruída. 

Aquele que se vinga encontrará a vingança do Senhor que pedirá minuciosa conta de seus pecados. Perdoa ao teu próximo a injustiça, e então, ao rezares, ser-te-ão perdoados os teus pecados. 

Fica longe das discussões e evitarás o pecado, porque o homem colérico atiça a discussão. 

Maldito o murmurador e o velhaco, porque arruínam os que vivem em paz. 

Pratica a misericórdia o que empresta ao próximo, o que vem em sua ajuda cumpre os mandamentos. Empresta ao próximo por ocasião de sua necessidade; por sua vez, restitui ao próximo no tempo devido. Cumpre a tua palavra e sê-lhe fiel e em toda ocasião acharás o que te é necessário. 

Tu, porém, sê indulgente para com os humildes, não os faças esperar pelas tuas esmolas. Por causa do mandamento, socorre o pobre; em sua necessidade, não o despeças sem nada. 

O homem de bem dá fiança por seu próximo, aquele que perdeu toda a vergonha abandona-o. 
Não esqueças o favor do fiador, ele deu a sua vida por ti. O pecador desconhece a bondade do fiador, o ingrato esquece quem o salvou. Uma fiança arruinou a muitos que prosperavam e agitou-os como as ondas do mar. Ela exilou homens poderosos que andaram errantes por nações estrangeiras. O pecador que se precipita para ser fiador, perseguindo lucro, precipita-se para a ruína. 
Ajuda o teu próximo conforme as tuas posses, acautela-te, não caias tu também. 

Para viver, as primeiras coisas são água, pão, vestuário e uma casa para abrigar a própria nudez. Vale mais vida de pobre sob o abrigo de tecto de tábua do que alimentos finos em casa alheia. 

Não te deixes dominar pela tristeza e não te aflijas com os teus pensamentos. A alegria do coração é a vida do homem, a alegria do homem aumenta os seus dias. Ilude as tuas inquietações, consola o teu coração, afasta para longe a tristeza: porque a tristeza matou muitos e nela não há utilidade alguma. Inveja e cólera abreviam os dias, a preocupação traz a velhice antes da hora. 

A insônia por causa da riqueza consome a carne, a sua preocupação afugenta o sono. As preocupações do dia não deixam dormir, e mais do que uma doença grave tiram o sono. O rico afadiga-se em amontoar bens, e, se descansa, é para se saciar de prazeres. O pobre afadiga-se consumindo as suas forças, e, se descansa, cai na miséria. Aquele que ama o ouro não escapa do pecado, o que persegue o lucro ilude-se. Muitas foram as vítimas do ouro, a sua ruína era inevitável. Feliz o rico que foi encontrado irrepreensível e que não correu atrás do ouro. Quem é este para que o felicitemos? Porque fez maravilhas no meio de seu povo. Quem sofreu tal prova e se revelou perfeito? Isto será para ele motivo de glória. Quem podia pecar e não pecou, fazer o mal e não o fez? Seus bens serão consolidados e a assembleia publicará os seus benefícios. 

Ao filho, à mulher, à filha e ao amigo não dês poder sobre ti durante a tua vida. Não dês a outro os teus bens, para que não te arrependas e tenhas que lhe pedir a devolução. Enquanto estiveres vivo e em ti houver alento, não te abandones ao poder de quem quer que seja. Em tudo o que fizeres sê tu o senhor, não manches a tua reputação. No último dia dos dias de tua vida, na hora de tua morte, distribui a tua herança. 

As esperanças vãs e mentirosas são para o homem insensato, os sonhos dão asas aos estultos. Pegar sombras e perseguir vento, assim é quem atende a sonhos. 

Conhece muitas coisas aquele que muito viajou, aquele que tem muita experiência fala com inteligência. O que não foi provado pouco sabe, mas o que muito viaja aumenta sua sagacidade.

Uma mulher aceita todo tipo de marido mas uma jovem é melhor do que outra. A beleza de uma mulher alegra o olhar e excede todos os outros desejos do homem. Se a bondade e a doçura estão nos seus lábios, o seu marido é o mais feliz dos homens. O que adquire uma mulher inicia a fortuna, auxiliar semelhante a ele, coluna de apoio. Faltando cerca, a propriedade é devastada; faltando a mulher, o homem geme e vaga. Quem confia num ágil ladrão que salta de cidade em cidade? Assim é o homem a quem falta ninho: repousa onde a noite o surpreende. 

Filho, derrama as tuas lágrimas por um morto, entoa um lamento fúnebre para mostrar a tua dor, depois enterra o cadáver segundo o costume e não deixes de honrar a sua sepultura. Chora amargamente, bate no peito, observa o luto segundo o morto merece, um ou dois dias, depois consola-te de tua tristeza. Porque a tristeza leva à morte, e a tristeza abate as forças. Com a desgraça persiste a dor, uma vida triste é insuportável. Não abandones o teu coração à tristeza, afasta-a. Lembra-te do teu próprio fim. Não esqueças: não há volta, de nada servirás ao morto e ainda te prejudicarás. "Lembra-te da minha sentença que será também a tua: eu ontem, tu hoje!" Desde que um morto repousa, deixa repousar a sua memória, consola-te quando seu espírito partir.

Ainda exporei detalhadamente as minhas reflexões pois estou repleto delas como a lua cheia. Escutai-me, filhos piedosos, e germinai como a rosa plantada à margem do regato húmido.  Como o incenso exalai um bom odor,  florescei como o lírio, dai vosso perfume, entoai um cântico, bendizei ao Senhor por todas as suas obras. Dai glória ao seu nome, publicai os seus louvores, por vossos cânticos, com as vossas cítaras, assim direis em seu louvor: Todas as obras do Senhor são magníficas, todas as suas ordens são executadas pontualmente. Não é preciso dizer: "O que é isto? Por que aquilo?" Porque tudo deve ser estudado a seu tempo: À sua palavra a água pára e se junta, à sua voz são formados reservatórios de água. Sob sua ordem tudo o que deseja é realizado e não há quem limite seu gesto de salvação. Diante dele estão todas as obras dos homens, nada estará oculto a seus olhos. Vê de eternidade a eternidade, nada é para ele extraordinário. Não é preciso dizer: "O que é isto? Por que aquilo?" Porque tudo foi criado para uma destinação. A sua bênção transborda como um rio e inunda a terra como um dilúvio, assim também ele dá às nações a sua cólera em herança, como mudou as águas em sal. Para os piedosos os seus caminhos são rectos, mas para os maus estão cheios de obstáculos. Desde o começo as coisas boas foram criadas para os bons, assim como os males para os pecadores. Para a vida do homem as coisas mais necessárias são a água, o fogo, o ferro e o sal, a farinha de trigo, o leite e o mel, o sumo da uva, o óleo e a veste. Tudo isso é um bem para os bons, para os pecadores isso é um mal. Há ventos que foram criados para castigo e no seu furor são um flagelo, no momento final desencadeiam a sua violência, e saciam o furor do seu Criador.  Fogo e granizo, fome e morte, tudo foi criado para punição. Os dentes das feras, os escorpiões e as víboras, a espada vingadora para ruína dos ímpios, à sua ordem, alegram-se: foram colocados na terra em caso de necessidade, no momento oportuno não transgridem a sua ordem.  Por isso desde o princípio me decidi; reflecti e o escrevi: "Todas as obras do Senhor são boas, ele supre toda necessidade na hora devida.  Não se pode dizer: 'Isto é pior do que aquilo', porque tudo, no seu tempo, será reconhecido bom. E agora, de todo coração, a toda voz, cantai, bendizei o nome do Senhor." 

Eu dou-te graças, Senhor, Rei, e louvo-te, Deus meu Salvador. Eu rendo graças ao teu nome. Porque foste para mim um protector e um sustentáculo e livraste o meu corpo da ruína, do laço da má-língua e dos lábios que fabricam a mentira; na presença dos que me rodeiam foste o meu sustentáculo e livraste-me, segundo a abundância da tua misericórdia e a glória do teu nome, das mordeduras dos que estão prestes a devorar-me, das mãos dos que querem a minha vida, das inumeráveis provas que sofri, do sufocamento do fogo que me rodeava, do meio de um fogo que eu não acendi, das profundas entranhas do Xeol, da língua impura, da palavra mentirosa. A minha alma esteve perto da morte, minha vida desceu às portas do Xeol. Rodeavam-me por todos os lados, mas não havia quem me ajudasse; procurei pelo socorro dos homens e nada. Então lembrei-me da tua misericórdia, Senhor, e das tuas obras, desde toda eternidade, sabendo que tu livras os que esperam em ti, que tu os salvas das mãos dos seus inimigos. E fiz subir da terra a minha oração, pedi para ser liberto da morte. Invoquei o Senhor, pai de meu Senhor: "Não me abandones no dia da provação, no tempo dos orgulhosos e do abandono. Eu louvarei o teu nome continuamente e o cantarei no meu agradecimento." E a minha oração foi ouvida, tu salvaste-me da ruína, livraste-me no tempo mau. Por isso eu te dou graças e te louvo e bendirei o nome do Senhor. 

Na minha juventude, antes de minhas viagens, procurei abertamente a sabedoria na oração;  à porta do santuário apreciei-a e até meu último dia a procurarei. Na sua flor, como uva amadurecida, o meu coração colocava a sua alegria. Graças a ela progredi, glorificarei aquele que me deu a sabedoria. 
Que a vossa alma encontre sua alegria na misericórdia do Senhor, não vos envergonhareis de o louvar. Fazei a vossa obra antes do tempo fixado, e no dia fixado ele vos dará a vossa recompensa. 

***



Sem comentários:

Enviar um comentário