domingo, 8 de fevereiro de 2015

LIVRO DOS SALMOS


Download do texto integral do blogue em »
http://www.homeoesp.org/livros_online.html



Feliz o homem que não segue o conselho dos ímpios, não pára no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores. Pelo contrário: seu prazer está na lei de Deus, e medita na sua lei, dia e noite. Ele é como a árvore plantada junto da água corrente: dá fruto no tempo devido e as suas folhas nunca murcham; tudo o que ele faz é bem-sucedido. 
Não são assim os ímpios! Não são assim! Pelo contrário: são como a palha que o vento dispersa... Por isso os ímpios não ficarão de pé no Julgamento, nem os pecadores no conselho dos justos. 
Sim, Deus conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perece. 

***

Por que se amotinam as nações, e os povos meditam em vão? Os reis da terra insurgem-se, e, unidos, os príncipes da terra conspiram contra Deus e contra o seu Ungido: "Rebentemos seus grilhões, sacudamos de nós suas algemas!" 
O que habita nos céus ri, o Senhor diverte-se à custa deles. E depois fala-lhes com ira, confundindo-os com o seu furor: "Fui eu que consagrei o meu rei sobre Sião, minha montanha sagrada!" 
Vou proclamar o decreto de Deus: Ele me disse: "Tu és o meu filho, eu hoje te gerei. Pede, e eu te darei as nações como herança, os confins da terra como propriedade. Tu as quebrarás com um ceptro de ferro, como um vaso de oleiro as despedaçarás". 
E agora, reis, sede prudentes; deixai-vos corrigir, juízes da terra. Servi a Deus com temor, beijai seus pés com tremor, para que não se irrite e pereçais no caminho, pois sua ira se acende depressa. 
Felizes aqueles que nele se abrigam! 

***

Deus, quão numerosos são os meus opressores, numerosos os que se levantam contra mim, numerosos os que dizem a meu respeito: "Onde está a sua salvação em Deus?" Mas tu, Deus, és o escudo que me protege, a minha glória e o que me ergue a cabeça. 
Em alta voz eu grito a Deus, e ele responde-me do seu monte sagrado. Eu deito-me e logo adormeço. Desperto, pois é Deus quem me sustenta. Não temo o povo em multidão que em cerco se instala contra mim. 
Levanta-te, Deus! Salva-me, Deus meu! Pois golpeias no queixo todos os meus inimigos, e quebras os dentes dos ímpios. 
A salvação vem de Deus! E sobre o teu povo, a tua bênção! 

***

Quando te invoco, responde-me, meu Deus! Na angústia tu aliviaste-me: tem piedade de mim, ouve a minha prece! 
Ó homens, até quando tereis o coração pesado, e amareis o nada, e buscareis a ilusão? Sabei que Deus faz maravilhas para o que lhe é fiel: Deus ouve-me quando o invoco. Tremei e não pequeis, refleti no vosso leito e ficai em silêncio. Oferecei sacrifícios justos e confiai em Deus. 
Muitos dizem: "Quem nos fará ver o bem?" Deus, levanta sobre nós a luz da tua face. 
Puseste em meu coração mais alegria do que quando seu trigo e seu vinho transbordam. Em paz me deito e logo adormeço, porque só tu, Deus, me fazes viver em segurança. 

***

Deus, ouve as minhas palavras, considera o meu gemido. Ouve atento o meu grito de socorro, meu Rei e meu Deus! É a ti que eu suplico, Deus! De manhã ouves a minha voz; de manhã apresento-te a minha causa e fico a aguardar. Tu não és um Deus que goste da impiedade, o mau não é teu hóspede; não, os arrogantes não se mantêm na tua presença. Odeias todos os malfeitores. Destróis os mentirosos, o homem sanguinário e fraudulento, tu o rejeitas. 
Quanto a mim, por teu grande amor entro em tua casa; eu prostro-me no teu sagrado templo, cheio de temor. 
Guia-me com tua justiça, Deus, por causa dos que me espreitam. Endireita à minha frente o teu caminho! Pois não há sinceridade em sua boca, seu íntimo é cheio de maquinações; sua garganta é um sepulcro aberto e sua língua é fluente. Declara-os culpados, ó Deus, que seus planos fracassem! Expulsa-os por seus crimes numerosos, porque se revoltam contra ti. 
Todos os que se abrigam em ti se alegrem e se rejubilem para sempre; tu os proteges e exultam em ti os que amam o teu nome. 
Sim, Deus, tu abençoas o justo, teu favor o cobre como escudo. 

***

Deus, não me castigues com a tua ira, não me corrijas com o teu furor! Tem piedade de mim, Deus, que eu desfaleço! Cura-me, Deus, pois meus ossos tremem; todo o meu ser estremece e tu, Deus, até quando? Volta-te, Deus! Liberta-me! Salva-me, por teu amor! Pois na morte ninguém se lembra de ti, quem te louvaria no Xeol? Estou esgotado de tanto gemer, de noite eu choro na cama, banhando o meu leito com lágrimas. Meus olhos dissolvem-se de dor pela insolência dos meus opressores. 
Afastai-vos de mim, malfeitores: Deus escutou a voz do meu pranto! Deus ouviu o meu pedido, Deus acolheu a minha prece. Envergonhem-se e tremam todos os meus inimigos, retirem-se depressa, cheios de vergonha! 

***

Deus, meu Deus, eu me abrigo em ti! Salva-me de todos os meus perseguidores! Liberta-me! Que me não apanhem, como um leão, e me dilacerem, e ninguém me liberte!
Deus, meu Deus, se eu fiz algo, se em minhas mãos há injustiça, se paguei com o mal ao meu benfeitor, se poupei sem razão o meu opressor, que o inimigo me persiga e alcance! Que me pisoteie vivo por terra e atire o meu ventre contra a poeira! 
Levanta-te com tua ira, Deus! Ergue-te contra o excesso dos meus opressores! Desperta-te, Deus meu! Decreta um julgamento! Que a assembleia dos povos te cerque; assenta-te sobre ela, no mais alto. 
Deus é o juiz dos povos. Julga-me, Deus, conforme a minha justiça, e segundo a minha integridade. Põe fim à maldade dos ímpios e confirma o justo, pois tu sondas os corações e os rins, Deus justo! 
O escudo que me cobre é Deus, o salvador dos corações rectos. Deus é um justo juiz, lento para a cólera, mas é Deus que ameaça a cada dia, caso não mudem. 
O inimigo afia a sua espada, retesa o arco e aponta; mas é para si que faz armas de morte, e fabrica as suas flechas flamejantes. Ei-lo gerando a iniquidade: concebe a maldade e dá à luz a mentira. Ele cava e aprofunda um buraco, mas cai na cova que fez. A sua maldade volta-se contra ele, sobre o crânio lhe cai a própria violência. 
Eu agradeço a Deus pela sua justiça, e toco ao nome do Altíssimo. 

***

Deus, Senhor nosso, quão poderoso é o teu nome em toda a terra! Ele divulga a tua majestade sobre o céu. Pela boca das crianças tu o firmaste, qual fortaleza, contra os teus adversários, para reprimir o inimigo e o vingador. Quando vejo o céu, obra dos teus dedos, a Lua e as estrelas que fixaste, que é um mortal, para dele te lembrares, e um filho de Adão, para que venhas visitá-lo? E o fizeste pouco menos do que um deus, coroando-o de glória e beleza. Para que domine as obras de tuas mãos sob seus pés tudo colocaste: ovelhas e bois, todos eles, e as feras do campo também; a ave do céu e os peixes do oceano que percorrem as sendas dos mares. 
Deus, Senhor nosso, quão poderoso é teu nome em toda a terra! 

***

Eu te celebro, Deus, de todo o coração, proclamo todas as tuas maravilhas! Eu alegro-me e exulto em ti, e toco ao teu nome, ó Altíssimo! Os meus inimigos voltam atrás, tropeçam e somem-se à tua presença, pois defendeste a minha causa e o meu direito: sentaste-te em teu trono como justo juiz. Ameaçaste as nações, destruíste o ímpio, para todo o sempre apagaste o seu nome. O inimigo acabou, para sempre em ruínas, arrasaste as cidades, e a sua lembrança desapareceu. 
Eis que Deus se sentou para sempre, para o julgamento firmou o seu trono. Ele julga o mundo com justiça, governa os povos com rectidão. 
Seja Deus fortaleza para o oprimido, fortaleza nos tempos de angústia. 
Em ti confiam os que conhecem o teu nome, pois não abandonas os que te procuram, Deus! 
Tocai para Deus, que habita em Sião; narrai entre os povos as suas façanhas: ele busca os assassinos, lembra-se deles, não se esquece jamais do clamor dos pobres. 
Piedade, Deus! Vê minha aflição! Levanta-me das portas da morte, para que eu proclame os teus louvores, e com a tua salvação exulte às portas da filha de Sião! Os povos caíram na cova que fizeram, prenderam o pé no laço que ocultaram. 
Deus manifestou-se fazendo justiça, apanhou o ímpio no seu ardil. 
Que os ímpios voltem ao Xeol. Pois o indigente não será esquecido para sempre, a esperança dos pobres jamais se frustrará. 
Levanta-te, Deus, não triunfe um mortal! Que os povos sejam julgados na tua frente! Infunde-lhes, medo, Deus: saibam os povos que são homens mortais! 

***

Deus, por que ficas longe e te escondes no tempo de angústia? A soberba do ímpio persegue o infeliz. 
Fiquem presos nas tramas que urdiram! O ímpio gloria-se da própria ambição, o avarento que bendiz, despreza Deus. O ímpio é soberbo, jamais investiga: — "Deus não existe!" — é tudo o que pensa. As suas empresas têm sucesso em todo o tempo, teus julgamentos estão além do seu alcance, ele desafia todos os seus adversários. E reflecte: "Eu sou inabalável! De geração em geração jamais cairei na desgraça". Fraude e astúcia enchem-lhe a boca, sob sua língua há opressão e maldade. Põe-se de emboscada entre os juncos e às escondidas massacra o inocente. Com os olhos espreita o miserável: de tocaia, bem oculto, como leão no covil, ele embosca-se para apanhar o infeliz: captura o infeliz e arrasta-o na sua rede. Espreita, agacha-se, encurva-se, e o miserável cai em seu poder. E reflecte: "Deus esquece, cobre a face para não ver até ao fim!" 
Levanta-te, Deus! Ergue a tua mão! Não te esqueças dos infelizes! Por que o ímpio despreza Deus, pensando: "Tu não investigas"? Mas tu vês a fadiga e o sofrimento, e tudo observas para os tomares na tua mão: a ti se abandona o miserável, para o órfão tu és um socorro. Quebra o braço do ímpio e do mau e procura sua maldade: não a encontras! 
Deus é rei para sempre e eternamente, as nações desapareceram de sua terra. Deus, tu ouves o desejo dos pobres, fortaleces o seu coração e dás-lhes ouvidos, fazendo justiça ao órfão e ao oprimido, para que o homem terreno já não infunda mais terror. 

***

Eu abrigo-me em Deus. Como podeis dizer-me: "Foge para os montes, passarinho! Vê os ímpios que retesam o arco, ajustando a flecha na corda, para atirar ocultamente nos corações rectos; se os fundamentos estão destruídos, que pode o justo fazer?" 
Mas Deus está no seu templo sagrado, Deus tem seu trono no céu; os seus olhos contemplam o mundo, suas pupilas examinam os filhos de Adão. Deus examina o justo e o ímpio, ele odeia quem ama a violência; fará chover, sobre os ímpios, brasas e enxofre, e um vento fortíssimo: é a parte que lhes cabe. 
Sim, Deus é justo, ele ama a justiça, e os corações rectos contemplarão sua face. 

***

Socorro, meu Deus! O fiel desaparece! A lealdade ausenta-se dos filhos de Adão! Cada qual mente ao seu próximo, falando com lábios fluentes e duplo coração. 
Corte Deus todos os lábios fluentes e a língua que profere grandezas, os que dizem: "A língua é nossa força: nossos lábios nos defendem, quem seria nosso mestre?" "Pelos pobres oprimidos e os necessitados que gemem, agora me levanto — declara Deus: porei a salvo quem o deseja!" 
As palavras de Deus são palavras sinceras, prata pura saindo da terra, sete vezes refinada. Sim, Deus, tu nos guardarás, livrando-nos desta geração para sempre: por toda a parte vagueiam os ímpios, quando a vileza é exaltada entre os filhos de Adão. 

***

Até quando me esquecerás, Deus? Para sempre? Até quando esconderás de mim a tua face? Até quando terei este sofrimento dentro de mim e tristeza no coração, dia e noite? Até quando triunfará o meu inimigo? Atenta, Deus, meu Deus! Responde-me! Ilumina os meus olhos, para que eu não adormeça na morte. 
Que o meu inimigo não diga: "Venci-o!", e os meus opressores não exultem com o meu fracasso. 
Quanto a mim, eu confio no teu amor! Meu coração exulta com a tua salvação. 
Vou cantar a Deus pelo bem que me fez, vou tocar ao nome de Deus, o Altíssimo! 

***

Diz o insensato no seu coração: "Deus não existe!" As suas ações são corrompidas e abomináveis: não há um que faça o bem. 
Do céu Deus inclina-se sobre os filhos de Adão, para ver se há um sensato, alguém que busque Deus. Estão todos desviados e obstinados também: não há um que faça o bem, não há um, sequer. 
Não sabem todos os malfeitores que devoram o meu povo, como se comessem pão, e não invocam Deus? Lá eles tremerão de medo, sem haver razão de medo, pois Deus está com os justos: vós confundis o plano do pobre, mas Deus é o seu abrigo. 
Quem trará de Sião a salvação para Israel? Quando Deus mudar a sorte do seu povo, Jacob exultará e Israel se alegrará. 

***

Deus, quem poderá hospedar-se na tua tenda? Quem poderá habitar no teu monte sagrado? Quem anda com integridade e pratica a justiça: fala a verdade no coração, e não deixa a língua correr; não faz mal ao seu próximo e não difama o seu vizinho; despreza o ímpio com o olhar, mas honra os que temem a Deus; jura com dano próprio sem se retratar; não empresta dinheiro com usura, nem aceita suborno contra o inocente. 
Quem age deste modo jamais vacilará! 

***

Guarda-me, ó Deus, pois em ti me abrigo. Eu disse a Deus; És tu o meu Senhor: a minha felicidade não está em nenhum destes demónios da terra. Eles impõem-se a todos os que os amam, multiplicam seus ídolos, correm atrás deles. Jamais derramarei suas libações de sangue, nem porei seus nomes em meus lábios. Deus, minha parte na herança e minha taça, és tu que garantes a minha porção; o cordel mediu para mim um lugar delicioso, sim, é magnífica a minha herança. 
Bendigo a Deus que me aconselha, e, mesmo à noite, meus rins me instruem. Coloco Deus à minha frente sem cessar, com ele à minha direita eu nunca vacilo. Por isso o meu coração se alegra, minhas entranhas exultam e a minha carne repousa em segurança; pois não abandonarás a minha vida no Xeol, nem deixarás que teu fiel veja a cova! Ensinar-me-ás o caminho da vida, cheio de alegrias em tua presença e delícias à tua direita, perpetuamente. 

***

Ouve, Deus, a causa justa, atende ao meu clamor; dá ouvidos à minha súplica, que não sai de lábios mentirosos. Que a minha sentença provenha de tua face, teus olhos vejam onde está a rectidão. Podes sondar-me o coração, visitar-me pela noite, provar-me com fogo: murmuração nenhuma acharás em mim; a minha boca não transgrediu como costumam os homens. Eu observei a palavra dos teus lábios, no caminho prescrito mantendo os meus passos; os meus pés não tropeçaram nas tuas pegadas. Eu clamo por ti, pois tu me respondes, ó Deus! Inclina-me o teu ouvido, ouve a minha palavra, demonstra o teu amor, tu que salvas dos agressores quem se refugia à tua direita. Guarda-me como a pupila dos olhos, esconde-me à sombra das tuas asas, longe dos ímpios que me oprimem, dos inimigos mortais que me cercam. Eles envolvem o seu coração com gordura, a sua boca fala com arrogância. Caminham contra mim e agora cercam-me, fixando seus olhos para que eu seja arremessado por terra. Parecem um leão, ávido por devorar, um filhote de leão, agachado em seu covil. 
Levanta-te, Deus! Enfrenta-os! Derruba-os! Que a tua espada me liberte do ímpio, e tua mão, ó Deus, dos mortais, dos mortais que, em vida, já têm a sua parte deste mundo! Enche-lhes o ventre com o que tens em reserva: os seus filhos ficarão saciados e deixarão o que sobrar para seus pequeninos. 
Quanto a mim, com justiça eu verei a tua face; ao despertar, eu me saciarei com a tua imagem. 

***

Disse: Eu te amo, Deus, minha força, meu salvador, tu salvaste-me da violência. 
Deus é a minha rocha e a minha fortaleza, quem me liberta é o meu Deus. Nele me abrigo, meu rochedo, meu escudo e minha força salvadora, minha torre forte e meu refúgio. Seja louvado! Eu invoquei Deus e fui salvo dos meus inimigos. As ondas da Morte envolviam-me, as torrentes de Belial aterravam-me, cercavam-me os laços do Xeol, as ciladas da Morte atingiam-me. Na minha angústia invoquei Deus, ao meu Deus lancei o meu grito; do seu templo ele ouviu a minha voz, meu grito chegou aos seus ouvidos. E a terra balançou e tremeu, as bases dos montes abalaram-se, estremeceram por causa do seu furor; subiu das suas narinas um fumo e da sua boca um fogo devorador (dela saíam brasas ardentes). Ele inclinou o céu e desceu, tendo aos pés uma nuvem escura; cavalgou um querubim e voou, planando sobre as asas do vento. Das trevas fez o seu véu, sua tenda, de águas escuras e nuvens espessas; à sua frente um clarão inflamava granizo e brasas de fogo. Deus trovejou no céu, o Altíssimo fez ouvir a sua voz; atirou as suas flechas e dispersou-os, expulsou-os, lançando seus raios. Então apareceu o leito do mar, as bases do mundo descobriram-se, por causa da tua ameaça, Deus, pelo vento soprando das tuas narinas. Do alto ele manda tomar-me, tirando-me das águas torrenciais; livra-me de um inimigo poderoso, de adversários mais fortes que eu. 
Afrontaram-me no dia da minha derrota, mas Deus foi um apoio para mim. Fez-me sair para um lugar espaçoso, libertou-me, porque ele me ama. Deus trata-me segundo a minha justiça, e me retribui conforme a pureza das minhas mãos, pois eu observei os caminhos de Deus e não fui infiel ao meu Deus. Seus julgamentos estão todos à minha frente, jamais apartei de mim seus decretos; sou íntegro para com ele e guardo-me da iniquidade. Deus retribui-me segundo minha justiça, minha pureza, que ele vê com os seus olhos. 
Com o fiel tu és fiel, com o íntegro és íntegro, puro com quem é puro, mas com o perverso mostras-te astuto; pois tu salvas o povo pobre e rebaixas os olhos altivos. Deus, tu és a minha lâmpada; meu Deus, ilumina a minha treva; sim, contigo eu forço a amurada, com meu Deus eu salto a muralha. Deus é perfeito em seu caminho, a palavra de Deus é provada. Ele é um escudo para todos aqueles que nele se abrigam. Pois, fora Deus, quem é Deus? E quem é rochedo, a não ser nosso Deus? Ele é o Deus que me cinge de força e torna perfeito o meu caminho; iguala meus pés aos das corças e sustenta-me em pé nas alturas; instrui minhas mãos para a guerra, e meu braço a tender o arco de bronze. Tu dás-me teu escudo salvador (tua direita me sustém) e me atendes sem cessar, alargas os meus passos e meus tornozelos não se torcem. Persigo os meus inimigos e alcanço-os, não volto atrás sem que os tenha consumido; eu massacro-os, e não podem levantar-se, caem debaixo dos meus pés. Tu cinges-me de força para a guerra e curvas sob mim os meus agressores: entregas-me a nuca dos meus inimigos, e eu extermino os que me odeiam. Eles gritam, e não há quem os salve, gritam a Deus, mas ele não responde, eu reduzo-os como a poeira no vento, eu piso-os como ao barro das ruas. 
Tu livras-me das querelas do meu povo e colocas-me como chefe das nações; um povo que eu não conheci põe-se ao meu serviço, os filhos de estrangeiros submetem-se a mim, dão-me ouvidos e obedecem-me; os filhos de estrangeiros enfraquecem-se e saem tremendo de suas fortalezas. 
Viva Deus, bendito seja o meu rochedo seja exaltado o meu Deus salvador, o Deus que me concede as vinganças e me submete os povos! Livrando-me de inimigos furiosos, tu me exaltas sobre os meus agressores e libertas-me do homem violento. 
Por isso eu te louvo entre as nações, e toco em honra do teu nome: "Ele dá grandes vitórias ao seu rei e age pelo seu Ungido com amor, por David e sua descendência para sempre." 

***

Os céus contam a glória de Deus, e o firmamento proclama a obra das suas mãos. O dia entrega a mensagem a outro dia e a noite a faz conhecer a outra noite. Não há termos, não há palavras, nenhuma voz que deles se oiça; e por toda a terra sua linha aparece, e até aos confins do mundo a sua linguagem. Ali pôs uma tenda para o Sol, e ele sai, qual esposo da alcova, como alegre herói, percorrendo o caminho. Ele sai de um extremo dos céus e até ao outro extremo vai o seu percurso; e nada escapa ao seu calor. 
A lei de Deus é perfeita, faz a vida voltar; o testemunho de Deus é firme, torna sábio o simples. Os preceitos de Deus são rectos, alegram o coração; o mandamento de Deus é claro, ilumina os olhos. O temor de Deus é puro, estável para sempre; as decisões de Deus são verdadeiras, e igualmente justas; são mais desejáveis do que o ouro, muito ouro refinado; as suas palavras são mais doces do que o mel escorrendo dos favos. Com elas também o teu servo se esclarece, e observá-las traz grande proveito. 
Quem pode discernir os próprios erros? Purifica-me das faltas escondidas! Preserva também o teu servo do orgulho, para que ele nunca me domine; então eu serei íntegro e inocente de uma grande transgressão. Que te agradem as palavras da minha boca e o meditar do meu coração, sem treva em tua presença, Deus, meu rochedo, redentor meu! 

***

Que Deus te responda no dia da angústia, que o nome do Deus de Jacob te proteja! Que do santuário ele te envie um socorro e te sustente desde Sião! Que recorde as todas as tuas ofertas e aprecie o teu holocausto! Que te dê o que o teu coração deseja e realize todos os teus projetos!
Possamos alegrar-nos com a tua vitória, erguer bandeira em nome do nosso Deus! Que Deus realize os teus pedidos todos!
Agora eu sei que Deus dá a salvação ao seu Ungido; ele responde do seu santuário celeste com as proezas de sua direita salvadora. 
Uns confiam em carros, outros em cavalos; nós, porém, invocamos o nome de Deus nosso Deus. Eles se inclinam e caem; nós, porém, levantamo-nos e ficamos de pé. Deus, salva o rei! No dia em que clamarmos, responde-nos! 

***

Deus, o rei alegra-se com a tua força, e como exulta com a tua salvação! Concedeste o desejo do seu coração, não negaste o pedido dos seus lábios. Pois tu o precedes com bênçãos felizes, colocas uma coroa de ouro na sua cabeça; ele te pediu a vida e tu lha concedeste, dias sem fim, para sempre. 
Grande é sua glória com a tua salvação, tu o vestiste com honra e esplendor; sim, tu o constituis como bênção para sempre e o enches de alegria com a tua presença. Sim, o rei confia em Deus, e, com o amor do Altíssimo, jamais vacilará. 
Tua mão encontrará todos os teus inimigos, tua direita encontrará os que te odeiam; deles farás uma fornalha no dia da tua face: Deus irá engoli-los na sua ira, um fogo os devorará; extirparás da terra sua posteridade, sua descendência dentre os filhos de Adão. 
Que pretendam o mal contra ti, façam planos: nada conseguirão, pois tu os porás de costas, visarás sua face com teu arco! 
Levanta-te com tua força, Deus! Nós vamos cantar e tocar ao teu poder. 

***

Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste? 
As palavras do meu rugir estão longe de me salvar! Meu Deus, eu grito de dia, e não me respondes, de noite, e nunca tenho descanso. E tu és o Santo, habitando os louvores de Israel! Nossos pais confiavam em ti, confiavam e tu os salvavas; eles gritavam por ti e escapavam, confiavam em ti e nunca se envergonharam. 
Quanto a mim, sou verme, não homem, riso dos homens e desprezo do povo; todos os que me vêem caçoam de mim, abrem a boca e meneiam a cabeça: "Voltou-se para Deus, que Deus o liberte, que o salve, se é que o ama!" 
Pois foste tu quem me tirou do ventre e me confiou aos peitos de minha mãe; eu fui lançado para ti ao sair das entranhas, tu és o meu Deus desde o ventre materno. Não fiques longe de mim, pois a angústia está perto e não há quem me socorra. Cercam-me touros numerosos, os fortes touros de Basã rodeiam-me; escancaram sua boca contra mim, como leão que dilacera e ruge. Eu derramo-me como água e todos os meus ossos se desconjuntam; meu coração está tal como a cera, derretendo-se dentro de mim; seco está o meu paladar, como um fragmento, e a minha língua colada ao maxilar; tu colocas-me na poeira da morte. Cercam-me cães numerosos, um bando de malfeitores envolve-me, como para retalhar minhas mãos e meus pés. Posso contar todos os meus ossos, as pessoas olham-me e vêem-me; repartem entre si as minhas vestes, e sobre a minha túnica tiram sortes. Tu, porém, Deus, não fiques longe! Força minha, socorre-me depressa! Salva a minha vida da espada! Salva-me da goela do leão, dos chifres do búfalo, minha pobre vida! 
Vou anunciar o teu nome aos meus irmãos, louvar-te no meio da assembleia: "Vós que temeis a Deus, louvai-o! Glorificai-o, descendência toda de Jacob! Temei-o, descendência toda de Israel!" Sim, pois ele não desprezou, não desdenhou a pobreza do pobre, nem lhe ocultou a sua face, mas ouviu-o, quando lhe gritou. De ti vem meu louvor na grande assembleia, cumprirei os meus votos frente àqueles que o temem. Os pobres comerão e ficarão saciados, louvarão Deus aqueles que o buscam: "Que vosso coração viva para sempre!" Todos os confins da terra se lembrarão e voltarão a Deus; todas as famílias das nações diante dele se prostrarão. Pois a Deus pertence a realeza: ele governa as nações. Sim, só diante dele todos os poderosos da terra se prostrarão, perante ele curvar-se-ão todos os que descem ao pó; e por quem não vive mais, sua descendência servi-lo-á e anunciará o Senhor à geração que virá, contando a sua justiça ao povo que vai nascer: ele a realizou! 

***

Deus é meu pastor, nada me falta. 
Em verdes pastagens me faz repousar. Para as águas tranquilas me conduz e restaura as minhas forças; ele guia-me por caminhos justos, por causa do seu nome. Ainda que eu caminhe por um vale tenebroso, nenhum mal temerei, pois estás junto a mim; teu bastão e teu cajado me deixam tranquilo. Diante de mim preparas uma mesa, à frente dos meus opressores; unges minha cabeça com óleo, e a minha taça transborda. 
Sim, felicidade e amor me hão-de seguir todos os dias da minha vida; a minha morada é a casa de Deus por dias sem fim. 

***

De Deus é a terra e tudo o que nela existe, o mundo e seus habitantes; ele próprio a fundou sobre os mares e firmou-a sobre os rios. 
Quem pode subir à montanha de Deus? Quem pode ficar de pé no seu lugar santo? Quem tem mãos inocentes e coração puro, e não se entrega à falsidade, nem faz juramentos para enganar. Ele obterá de Deus a bênção, e do seu Deus salvador a justiça. Esta é a geração dos que o procuram, dos que buscam tua face, ó Deus de Jacob.
Levantai, ó portas, os vossos frontões, elevai-vos, antigos portais, para que entre o rei da glória! Quem é este rei da glória? É Deus, o forte e valente, Deus, o valente das guerras. Levantai, ó portas, os vossos frontões, elevai-vos, antigos portais, para que entre o rei da glória! Quem é este rei da glória? É o Deus dos Exércitos: ele é o rei da glória! 

***

A ti, Deus, eu me elevo, ó meu Deus. Eu confio em ti, que não seja envergonhado, que os meus inimigos não triunfem contra mim! Os que esperam em ti não ficam envergonhados, ficam envergonhados os que traem sem motivo. Mostra-me teus caminhos, Deus, ensina-me tuas veredas. Guia-me com a tua verdade, ensina-me, pois tu és o meu Deus salvador. Eu espero em ti o dia todo por causa da tua bondade, Deus. Recorda a tua compaixão, ó Deus, e o teu amor, que existem desde sempre. Não recordes os meus desvios de juventude, lembra-te de mim, conforme o teu amor. 
Deus é bondade e rectidão, e aponta o caminho aos pecadores; encaminha os pobres conforme o direito e ensina o seu caminho aos infelizes. As sendas de Deus são todas amor e verdade, para os que guardam sua aliança e seus preceitos. 
Por causa do teu nome, Deus, perdoa minha falta, pois é grande. Qual o homem que teme a Deus? Ele o instrui sobre o caminho a seguir; sua vida repousará feliz e a sua descendência possuirá a terra. O segredo de Deus é para aqueles que o temem fazendo-os conhecer a sua aliança. 
Meus olhos estão sempre em Deus, pois tira os meus pés da rede. Volta-te para mim, tem piedade de mim, pois solitário estou, e infeliz. Alivia as angústias do meu coração, tira-me das minhas aflições. Vê a minha fadiga e miséria e perdoa todos os meus pecados. Vê como os meus inimigos se multiplicam, e o ódio violento com que me odeiam. 
Guarda-me a vida! Liberta-me! Que eu não seja envergonhado por me abrigar em ti! Que a integridade e rectidão me preservem, pois em ti eu espero, Deus! Ó Deus, resgata Israel de todas as suas angústias! 

***

Faz-me justiça, ó Deus, pois ando em minha integridade; eu confio em Deus, sem vacilar. Examina-me, Deus, coloca-me à prova, depura meus rins e meu coração: à frente dos meus olhos está o teu amor, e estou a caminhar na tua verdade. 
Não me assento com os impostores, nem caminho com os hipócritas; detesto a assembleia dos maus e com os ímpios não me assento. Na inocência lavo minhas mãos para rodear o teu altar, Deus, proclamando a acção de graças e contando todas as tuas maravilhas. 
Deus, eu amo a beleza da tua casa e o lugar onde a tua glória habita. Não me ajuntes com os pecadores, nem a minha vida com os assassinos: eles têm a infâmia nas mãos, sua direita está cheia de subornos. 
Quanto a mim, eu ando na minha integridade, resgata-me, tem piedade de mim! Meu pé está firme no recto caminho, eu te bendigo, Deus, nas assembleias. 

***

Deus é a minha luz e a minha salvação: de quem terei medo? Deus é a fortaleza da minha vida: frente a quem tremerei? 
Quando os malfeitores avançam contra mim para devorar a minha carne, são eles, meus adversários e meus inimigos, que tropeçam e caem. Ainda que um exército acampe contra mim, o meu coração não temerá; ainda que uma guerra estoure contra mim, mesmo assim estarei confiante.
Uma coisa peço a Deus e a procuro: é habitar na sua casa todos os dias da minha vida, para gozar da sua doçura e meditar no seu templo. Pois ele oculta-me na sua cabana no dia da infelicidade; ele esconde-me no segredo de sua tenda, e eleva-me sobre uma rocha. Agora a minha cabeça ergue-se sobre os inimigos que me cercam; vou oferecer em sua tenda sacrifícios de aclamação. Vou cantar, vou tocar em honra de Deus! 
Ouve, Deus, meu grito de apelo, e tem piedade de mim, e responde-me! Meu coração diz a teu respeito: "Procura a sua face!" É a tua face, Deus, que eu procuro, não me escondas a tua face. Não afastes teu servo com ira, tu és o meu socorro! Não me deixes, não me abandones, meu Deus salvador! Meu pai e minha mãe abandonaram-me, mas Deus acolhe-me! Ensina-me o teu caminho, Deus! Guia-me por uma vereda plana por causa daqueles que me espreitam; não me entregues à vontade dos meus adversários, pois contra mim se levantaram falsas testemunhas, respirando violência. 
Eu creio que verei a bondade de Deus na terra dos vivos. Espera em Deus, sê firme! Fortalece teu coração e espera em Deus! 

***

A ti, Deus, eu clamo, rocha minha, não sejas surdo; que eu não seja, frente ao teu silêncio, como os que descem à cova! Ouve a minha voz suplicante quando grito por ti, quando levanto as mãos, 
Deus, para o teu santo dos santos. Não me arrastes com os ímpios, nem com os malfeitores; eles falam de paz com seu próximo, mas têm o mal no coração. Dá-lhes, Deus, conforme suas obras, segundo a malícia de seus actos! Dá-lhes conforme a obra de suas mãos, paga-lhes o devido salário! Eles não entendem as obras de Deus, a obra das suas mãos; que ele os arrase e não os reconstrua! 
Bendito seja Deus, pois ele ouve a minha voz suplicante! Deus é minha força e meu escudo, é nele que o meu coração confia; eu fui socorrido, minha carne refloresceu, de todo o coração eu agradeço. 
Deus é a força do seu povo, a fortaleza que salva o seu Ungido. Salva o teu povo, abençoa a tua herança! Apascenta-os e conduze-os para sempre! 

***

Tributai a Deus, ó filhos de Deus, tributai a Deus, glória e poder, tributai a Deus a glória ao seu nome, adorai Deus no seu átrio sagrado. 
A voz de Deus sobre as águas, o Deus glorioso troveja, Deus sobre as águas torrenciais. A voz de Deus com a força, a voz de Deus no esplendor! A voz de Deus despedaça os cedros, despedaça Deus os cedros do Líbano, faz o Líbano pular qual bezerro e o Sarion como cria de búfalo. A voz de Deus lança chispas de fogo, a voz de Deus sacode o deserto, Deus sacode o deserto de Cades! A voz de Deus retorce os carvalhos, descascando as florestas. 
E no seu Templo tudo grita: Glória! Deus está sentado sobre o dilúvio, Deus sentou-se como rei para sempre. Deus dá força ao seu povo, Deus abençoa o seu povo com paz. 

***

Eu te exalto, Deus, porque me livraste, não deixaste que os meus inimigos se rissem de mim. 
Deus, meu Deus, eu gritei por ti e curaste-me. Deus, tiraste a minha vida do Xeol, tu me reavivaste dentre os que baixam à cova. 
Tocai para Deus, fiéis seus, celebrai a sua memória sagrada. Sua ira dura um momento, seu favor a vida inteira; de tarde vem o pranto, de manhã gritos de alegria.
Quanto a mim, eu dizia tranquilo: "Jamais serei abalado!" Deus, teu favor firmou-me sobre fortes montanhas; mas escondeste a tua face e eu fiquei perturbado. A ti, Deus, eu gritava, ao meu Deus eu supliquei: Que ganhas com o meu sangue, com a minha descida à cova? Acaso te louva o pó, anuncia a tua verdade? 
Ouve, Deus, tem piedade de mim! Sê o meu socorro, Deus! Transformaste o meu luto em dança, tiraste o pano grosseiro e cingiste-me de alegria. Por isso meu coração canta-te, e jamais se calará, Deus, meu Deus, vou louvar-te para sempre. 

***

Deus, eu me abrigo em ti: que eu nunca fique envergonhado! Salva-me por tua justiça! Liberta-me! Inclina depressa para mim o teu ouvido! Sê para mim um forte rochedo, uma casa fortificada que me salve; pois meu rochedo e muralha és tu: guia-me por teu nome, conduze-me! Tira-me da rede estendida contra mim, pois tu és a minha força; em tuas mãos eu entrego o meu espírito, és tu que me resgatas, Deus. 
Deus verdadeiro, tu detestas os que veneram ídolos vazios; quanto a mim, eu confio em Deus: que eu exulte e me alegre com o teu amor! Pois viste minha miséria, conheceste minha opressão; não me entregaste à mão do inimigo, firmaste meus pés em lugar espaçoso. Tem piedade de mim, Deus, pois estou oprimido. A dor consome-me os olhos, a garganta e as entranhas. Eis que minha vida se consome em tristeza e meus anos em gemidos; meu vigor enfraquece-se em miséria e os meus ossos consomem-se. Pelos opressores todos que tenho já me tornei um escândalo; para meus vizinhos, um asco, e terror para os meus amigos. Os que me vêem na rua fogem para longe de mim; fui esquecido, como um morto aos corações, estou como um objeto perdido. Ouço as calúnias de muitos, o terror envolve-me! Eles conspiram juntos contra mim, projetando tirar-me a vida. Quanto a mim, Deus, eu confio em ti, e digo: Tu és o meu Deus! Meus tempos estão em tua mão: liberta-me da mão dos meus inimigos e perseguidores! Faz brilhar a tua face sobre o teu servo, salva-me por teu amor! Deus, que eu não me envergonhe de te invocar; envergonhados fiquem os ímpios, e silenciem, indo para o Xeol! Emudeçam os lábios mentirosos que proferem insolências contra o justo, com soberba e desprezo! 
Deus, como é grande a tua bondade! Tu a reservas para os que te temem, e a concedes aos que em ti se abrigam, diante dos filhos de Adão. Tu os escondes no segredo de tua face, longe das intrigas humanas; tu os ocultas na tua tenda, longe das línguas que discutem. Bendito seja Deus, que por mim realizou maravilhas de amor numa cidade fortificada! 
Quanto a mim, na minha ânsia eu dizia: "Fui excluído para longe dos teus olhos!" Tu, porém, ouvias a minha voz suplicante, quando eu te gritava. 
Amai todos a Deus: Deus preserva os leais, mas retribui com usura ao que age com soberba. Sede firmes, fortalecei vosso coração, todos vós que esperais em Deus! 

***

Feliz é aquele cuja ofensa é absolvida, cujo pecado é coberto. Feliz o homem a quem Deus não atribui iniquidade, e em cujo espírito não há fraude. Enquanto calei, os meus ossos consumiam-se, o dia todo rugindo, porque dia e noite a tua mão pesava sobre mim; o meu coração tornou-se um feixe de palha em pleno calor de Verão. Confessei-te o meu pecado, e minha iniquidade não te encobri; eu disse: "Vou confessar a Deus a minha iniquidade!" E tu absolveste a minha iniquidade, perdoaste o meu pecado. Assim, todo fiel te suplicará no tempo da angústia. Mesmo que as águas torrenciais transbordem, jamais o atingirão. Tu és um refúgio para mim, tu preservas-me da angústia e envolves-me com cantos de libertação. 
Vou instruir-te, indicando o caminho a seguir, com os olhos sobre ti, eu serei o teu conselho. Não sejas como o cavalo ou o jumento, que não compreende nem rédea nem freio: deve-se avançar para o domar, sem que ele se aproxime de ti. 
São muitos os tormentos do ímpio, mas o amor envolve quem confia em Deus. Alegrai-vos em Deus, ó justos, e exultai, dai gritos de alegria, todos os de coração recto. 

***

Ó justos, exultai em Deus; aos rectos convém o louvor. Celebrai Deus com harpa, tocai-lhe a lira de dez cordas; cantai-lhe um cântico novo, tocai com arte na hora da ovação! Pois a palavra de Deus é recta, e toda a sua obra é verdade; ele ama a justiça e o direito, a terra está cheia do amor de Deus. O céu foi feito com a palavra de Deus, e o seu exército com o sopro da sua boca. Ele represa num dique as águas do mar, coloca os oceanos em reservatórios. 
Que a terra inteira tema Deus, temam-no todos os habitantes do mundo! Porque ele diz e o que diz acontece, ele ordena e o que ordena se afirma. Deus desfaz o desígnio das nações e frustra os projetos dos povos. O desígnio de Deus permanece para sempre, os projetos de seu coração, de geração em geração. Feliz a nação cujo Deus é Deus, o povo que escolheu para si como herança. Do céu Deus contempla e vê todos os filhos de Adão. Do lugar de sua morada ele observa todos os habitantes da terra: ele forma o coração de cada um e discerne todos os seus actos. Nenhum rei se salva com um exército numeroso, o valente não se livra pela sua grande força; para salvar, o cavalo é ilusão, e todo o seu vigor não ajuda a escapar. 
Eis que o olho de Deus está sobre os que o temem, sobre aqueles que esperam o seu amor, para da morte libertar sua vida e no tempo da fome fazê-los viver. 
Quanto a nós, nós esperamos por Deus: ele é o nosso auxílio e o nosso escudo. Nele se alegra o nosso coração, é no seu nome santo que confiamos. Deus, que teu amor esteja sobre nós, assim como está em ti nossa esperança! 

***

Vou bendizer sempre a Deus, seu louvor estará sempre nos meus lábios; eu me glorio em Deus: que os pobres ouçam e fiquem alegres. 
Engrandecei Deus comigo, juntos exaltemos o seu nome. 
Procurei Deus e ele atendeu-me, e livrou-me de todos os meus temores. Contemplai-o e estareis radiantes, vosso rosto não ficará envergonhado. Este pobre gritou e Deus ouviu-o, salvando-o de todas as suas angústias. O anjo de Deus acampa ao redor dos que o temem, e liberta-os. Provai e vede como Deus é bom, feliz o homem que nele se abriga. Temei a Deus, vós, seus santos, pois nada faltará a quem o teme. Os leõezinhos passam necessidade e fome, mas nenhum bem falta aos que procuram Deus. 
Filhos, vinde escutar-me, vou ensinar-vos o temor de Deus. Qual o homem que deseja a vida e quer longevidade para ver o bem? Preserva a tua língua do mal e teus lábios de falarem falsamente. Evita o mal e pratica o bem, procura a paz e segue-a. 
Deus tem os olhos sobre os justos e os ouvidos atentos ao seu clamor. A face de Deus está contra os malfeitores, para da terra apagar a sua memória. Eles gritam, Deus escuta-os e liberta-os de todas as suas angústias. Deus está perto dos corações contritos, salva os espíritos abatidos. Os males do justo são muitos, mas de todos eles Deus o liberta; Deus guarda os seus ossos todos, nenhum deles será quebrado. O mal causa a morte do ímpio, os que odeiam o justo serão castigados. 
Deus resgata a vida dos seus servos, os que nele se abrigam jamais serão castigados. 

***

Não te irrites por causa dos maus, nem invejes os que praticam a injustiça: pois são como erva, secam depressa, murcham como a verde relva. Confia em Deus e faz o bem, habita na terra e vive tranquilo, coloca a tua alegria em Deus e ele realizará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho a Deus, confia nele, e ele agirá; manifestará a justiça como a luz e teu direito como o meio-dia. Descansa em Deus e nele espera, não te irrites contra quem triunfa, contra o homem que se serve de intrigas. Deixa a ira, abandona o furor, não te irrites: só farias o mal; porque os maus vão ser extirpados e quem espera em Deus possuirá a terra. 
Mais um pouco e não haverá mais um ímpio, buscarás seu lugar e não existirá; mas os pobres vão possuir a terra e deleitar-se com paz abundante. O ímpio faz intrigas contra o justo e contra ele range os dentes; mas o Senhor ri às custas dele, pois vê que o seu dia se aproxima. Os ímpios desembainham a espada e retesam o arco para matar o homem recto, para abater o pobre e o indigente; mas a espada entrar-lhes-á no coração e seus arcos serão quebrados. 
Vale mais o pouco do justo, que as grandes riquezas dos ímpios; pois os braços do ímpio serão quebrados, mas Deus é o apoio dos justos. Deus conhece os dias dos íntegros e a sua herança permanecerá para sempre; não irão envergonhar-se nos dias maus, nos dias de fome ficarão saciados. Eis que os ímpios vão perecer, os inimigos de Deus vão murchar como a beleza dos prados, vão desfazer-se em fumo. O ímpio toma emprestado e não devolve, mas o justo compadece-se e dá; os que ele abençoa vão possuir a terra, os que ele amaldiçoa vão ser extirpados.
Deus assegura os passos do homem, eles são firmes e o seu caminho lhe agrada; quando tropeça não chega a cair, pois Deus o sustém pela mão. 
Fui jovem e já estou velho, mas nunca vi um justo abandonado, nem sua descendência mendigando pão. Compadece-se e empresta, e sua descendência é uma bênção. 
Evita o mal e pratica o bem, e para sempre terás habitação; pois Deus ama o direito e jamais abandona os seus fiéis. Os malfeitores serão destruídos para sempre e a descendência dos ímpios extirpada; os justos vão possuir a terra e nela habitarão para sempre. A boca do justo medita a sabedoria e a sua língua fala o direito; no seu coração está a lei do seu Deus, seus passos nunca vacilam. O ímpio espreita o justo e procura levá-lo à morte: Deus não o abandona em sua mão, e no julgamento não o deixa condenar. Espera por Deus e observa o seu caminho; ele te exaltará, para que possuas a terra: tu verás os ímpios extirpados. Eu vi um ímpio muito poderoso elevar-se como um cedro do Líbano; passei de novo e eis que não existia mais, procurei-o, mas não foi encontrado. 
Observa o íntegro, vê o homem recto: há uma posteridade para o homem pacífico; mas os transgressores serão todos destruídos, a posteridade dos ímpios será extirpada. A salvação dos justos vem de Deus, sua fortaleza no tempo da angústia. Deus ajuda-os e liberta, ele vai libertá-los dos ímpios e salvá-los, porque nele se abrigaram. 

***

Deus, não me castigues em tua cólera, não me corrijas no teu furor. As tuas flechas penetraram em mim, sobre mim abateu-se a tua mão: nada está ileso na minha carne, em tua ira, nada de são em meus ossos, em meu pecado. Minhas iniquidades ultrapassam-me a cabeça, como pesado fardo pesam sobre mim; as minhas chagas estão podres e supuram, por causa da minha loucura. Estou curvado, inteiramente prostrado, ando o dia todo entristecido. Meus rins ardem de febre, nada está ileso em minha carne; estou enfraquecido, completamente esmagado, meu coração rosna, eu solto rugidos. 
Senhor, à tua frente está todo o meu desejo, meu gemido não se esconde de ti; meu coração palpita, a minha força abandona-me, a luz dos meus olhos já não habita comigo. Os meus amigos e os meus companheiros afastam-se da minha praga, e os meus vizinhos mantêm-se à distância; preparam armadilhas os que buscam tirar-me a vida, os que demandam a minha ruína falam de crimes, todo dia meditando em traições. E eu, como um surdo, não escuto, como um mudo que não abre a boca. Sou como homem que não ouve e não tem réplica na boca. É por ti, Deus, que eu espero! És tu quem responderá, Senhor meu Deus! 
Eu disse: "Que não se alegrem à minha custa, não triunfem sobre mim quando eu tropeço!" Sim, estou a ponto de cair, o meu tormento está sempre à minha frente. Sim, eu confesso a minha iniquidade, e temo pelo meu pecado.
 Meus inimigos sem motivo são poderosos, são muitos os que me odeiam sem motivo, os que pagam o mal pelo bem, e por eu procurar o bem acusam-me. 
Não me abandones, Deus, meu Deus, não fiques longe de mim! Vem socorrer-me depressa, ó Senhor, minha salvação! 

***

Feliz quem pensa no fraco e no indigente, no dia da infelicidade Deus o salvará; Deus o guarda, dá-lhe vida e felicidade na terra, e não o entrega à vontade dos seus inimigos! Deus sustenta-o no seu leito de dor, tu amacias a cama em que ele definha. 
Eu dizia: "Deus, tem piedade de mim! Cura-me, porque eu pequei contra ti!" Meus inimigos falam mal de mim: "Quando vai morrer e perecer o seu nome?" Se alguém me visita, fala com fingimento, enche o coração de maldade e, ao sair, é disso que fala. Os que me odeiam cochicham juntos contra mim, e, junto a mim, consideram a minha desgraça: "Caiu sobre ele uma praga do inferno, está deitado e nunca mais se vai levantar!" Até meu amigo, em quem eu confiava, que comia do meu pão, levantou o calcanhar contra mim.
Tu, porém, Deus, tem piedade de mim, levanta-me, e eu pagarei o que eles merecem. Nisto reconheço que te comprazes comigo: se o meu inimigo não triunfar sobre mim. 
Quanto a mim, tu me manténs íntegro e me estabeleces na tua presença, para sempre. 
Bendito seja Deus, o Deus de Israel, desde agora e para sempre! Amém! Amém! 

***

Como a corça bramindo por águas correntes, assim a minha alma está bramindo por ti, ó meu Deus! Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando voltarei a ver a face de Deus? 
As lágrimas são meu pão noite e dia, e todos os dias me perguntam: "Onde está o teu Deus?" Começo a recordar as coisas e a minha alma em mim se derrama: quando eu passava, sob a Tenda do Poderoso, em direção à casa de Deus, entre os gritos de alegria, a acção de graças e o barulho da festa. Por que te curvas, ó minha alma, gemendo dentro de mim? Espera em Deus, eu ainda o louvarei, a salvação da minha face e meu Deus! Minha alma curva-se em mim, e por isso eu lembro-me de ti, desde a terra do Jordão e do Hermon, de ti, ó pequena montanha. Grita um abismo a outro abismo com o fragor das tuas cascatas; as tuas vagas e tuas ondas passaram sobre mim.
De dia Deus envia o seu amor, e durante a noite eu vou cantar uma prece ao Deus da minha vida. Vou dizer a Deus, meu rochedo: por que me esqueces? Por que devo andar pesaroso pela opressão do inimigo? Esmigalhando-me os ossos os meus opressores insultam-me, repetindo todo o dia: "Onde está o teu Deus?" 
Por que te curvas, ó minha alma, gemendo dentro de mim? Espera em Deus, eu ainda o louvarei, a salvação da minha face e meu Deus! 

***

Por que te glorias com o mal, herói de infâmia, sempre planejando ciladas? Tua língua é navalha afiada, autora de fraudes. Preferes o mal ao bem, a mentira à franqueza; gostas de palavras corrosivas, ó língua fraudulenta. Por isso Deus te demolirá, te destruirá até ao fim, e te arrancará da tua tenda, e te extirpará da terra dos vivos. 
Os justos verão e temerão, e rirão às custas dele: "Eis o homem que não colocou Deus como sua fortaleza, mas confiava em sua grande riqueza e se fortificava com ciladas!" 
Quanto a mim, como oliveira verdejante na casa de Deus, eu confio eternamente no amor de Deus. Vou celebrar-te para sempre, porque agiste; e diante dos teus fiéis vou celebrar teu nome, porque ele é bom. 

***

Diz o insensato no seu coração: "Deus não existe!" 
São corrompidos, abomináveis, depravados: não há um que faça o bem. Do céu Deus inclina-se sobre os filhos de Adão, para ver se há um sensato, alguém que o busque.
Estão todos desviados e obstinados: não há um que faça o bem, não há um, sequer. 
Não sabem os malfeitores que devoram o meu povo, como se comessem pão, e não invocam Deus? Eles tremerão de medo lá, sem motivo para medo. Pois Deus dispersa os ossos de quem te sitia, tu os envergonhas, pois Deus os rejeita. 
Quem trará de Sião a vitória para Israel? Quando Deus mudar a sorte do seu povo, Jacob exultará e Israel se alegrará. 

***

Salva-me, ó Deus, por teu nome, pelo teu poder faz-me justiça! Ouve, ó Deus, minha prece, dá ouvido às palavras de minha boca! Os soberbos se levantam contra mim e os violentos perseguem minha vida: eles não colocam Deus à sua frente. Deus, porém, é meu socorro, o Senhor é quem sustenta minha vida. Que o mal caia sobre aqueles que me espreitam, aniquila-os, Deus, por tua verdade! Eu te oferecerei um sacrifício espontâneo, e agradecerei o teu nome, porque ele é bom; porque das angústias todas me livrou, e meu olho contemplou meus inimigos. 

***

É verdade que opinais com justiça, ó seres divinos? Que julgais rectamente os filhos de Adão? Longe disso! É de coração que praticais a injustiça, pesando sobre a terra a violência das vossas mãos. Os ímpios desviaram-se desde o seio materno, desde o ventre já falam mentiras; têm veneno como veneno de serpente, são como víbora surda, que tapa os ouvidos para não ouvir a voz dos encantadores, do mais hábil em praticar encantamentos. O Deus, quebra-lhes os dentes na boca, arranca as presas dos leõezinhos, ó Deus! 
Que se diluam como água escorrendo, murchem como erva pisada, como lesma derretendo ao caminhar, como aborto que não chega a ver o Sol! Antes que lancem espinhos como espinheiro, verdes ou secos, que o furacão os carregue! Que o justo se alegre ao ver a vingança, e lave seus pés no sangue do ímpio. 
E comentem: "Sim! Existe um fruto para o justo! De facto! Existe um Deus que faz justiça sobre a terra!" 

***

Só em Deus a minha alma repousa, dele vem a minha salvação; só ele é minha rocha, minha salvação, minha fortaleza — jamais vacilarei! Até quando vos lançareis sobre um homem, todos juntos, para o derrubar como se fosse parede inclinada, um muro prestes a ruir? 
Só fraude são os seus projetos, seu prazer é seduzir: com mentira na boca bendizem, mas por dentro maldizem. Só em Deus, ó minha alma, repousa, dele vem a minha esperança; só ele é minha rocha, minha salvação, minha fortaleza, — jamais vacilarei! Em Deus está a minha salvação e a minha glória, em Deus está o meu forte rochedo. Em Deus está o meu abrigo. 
Confiai nele, ó povo, em qualquer tempo, derramai o vosso coração em sua presença, pois Deus é um abrigo para nós! Somente um sopro são os filhos de Adão, apenas mentira os filhos do homem: se subissem na balança, juntos seriam menos que um sopro. 
Não confieis na opressão, nem vos iludais com o roubo; quando vossa riqueza prospera, não ponhais nela vosso coração! Deus falou uma vez, e duas vezes eu ouvi: que a Deus pertence a força, e a ti, Senhor, pertence o amor; pois tu devolves a cada um conforme as suas obras. 

***

Ó Deus, tu és o meu Deus, eu te procuro. Minha alma tem sede de ti, a minha carne deseja-te com ardor, como terra seca, esgotada, sem água. 
Sim, eu contemplava-te no santuário, vendo teu poder e tua glória. Valendo teu amor mais do que a vida, meus lábios te glorificarão. Assim, vou-te bendizer em toda a minha vida, e em teu nome levantar minhas mãos; eu me saciarei como de óleo e gordura, e com alegria nos lábios a minha boca te louvará. 
Quando te recordo no meu leito, passo vigílias meditando em ti; pois foste um socorro para mim, e, à sombra das tuas asas, eu grito de alegria; minha vida está ligada a ti, e tua direita me sustenta. 
Quanto aos que me querem destruir, irão para as profundezas da terra; serão entregues à espada e vão tornar-se pasto dos chacais. Mas o rei vai alegrar-se em Deus; quem por ele jura se felicitará, pois a boca dos mentirosos será fechada. 

***

Ouve, ó Deus, a voz do meu lamento! Preserva-me a vida do terror do inimigo, esconde-me da conspiração dos maus e do tumulto dos malfeitores. Eles afiam a sua língua como espada, ajustam sua flecha, palavra venenosa, para atirar, às escondidas, contra o inocente, atiram de surpresa, sem nada temer. Eles fortalecem-se com o seu projeto maligno, calculam como esconder armadilhas, pensando: "Quem poderá ver-nos para investigar os nossos crimes?" 
Mas aquele que sonda o fundo do homem e o coração em profundidade os examina. Deus atira-lhes uma flecha, ficam feridos de repente; ele faz com que caiam por causa da sua língua, todos os que os vêem meneiam a cabeça. Então todo homem temerá, anunciará o acto de Deus e compreenderá a sua obra. 
O justo alegra-se com Deus e nele se abriga. E todos os de coração recto se felicitarão. 

***

Vem livrar-me, ó Deus! Deus, vem depressa em meu socorro! Fiquem envergonhados e confundidos os que buscam minha vida! Recuem e fiquem confundidos os que desejam a minha desgraça! Recuem, cobertos de vergonha, os que se riem de mim! Exultem e alegrem-se contigo todos os que te procuram! E os que amam a tua salvação repitam sempre: "Deus é grande!" 
Quanto a mim, sou pobre e indigente: ó Deus, vem depressa! Tu és meu auxílio e salvação: Deus, não demores! 

***

Ó Deus, concede ao rei o teu julgamento e a tua justiça ao filho do rei; que ele governe o teu povo com justiça, e teus pobres em conformidade com o direito. 
Montanhas e colinas, trazei a paz ao povo. Com justiça julgue os pobres do povo, salve os filhos do indigente e esmague os seus opressores. Que dure sob o Sol e a Lua, por geração de gerações; que desça como chuva sobre a erva roçada, como chuvisco que irriga a terra. Que em seus dias floresça a justiça e muita seja a paz até ao fim das luas; que domine de mar a mar, desde o rio até aos confins da terra. 
Diante dele a Fera curvar-se-á e os seus inimigos lamberão o pó; os reis de Társis e das ilhas vão trazer-lhe ofertas. Os reis de Sabá e Seba vão pagar-lhe tributo; todos os reis se prostrarão diante dele, todas as nações o servirão. Pois ele liberta o indigente que clama e o pobre que não tem protector; tem compaixão do fraco e do indigente, e salva a vida dos indigentes. Ele redime-os da astúcia e da violência, o sangue deles é valioso aos seus olhos. (Que ele viva e lhe seja dado o ouro de Sabá!) Que por ele orem continuamente! Que o bendigam durante todo o dia! Haja abundância de trigo pelo campo e tremulem sobre o topo das montanhas, como o Líbano com suas flores e frutos, como a erva da terra. 
Que seu nome permaneça para sempre, e a sua fama dure sob o Sol! Nele sejam abençoadas todas as raças da terra, e todas as nações o proclamem feliz! Bendito seja Deus, o Deus de Israel, porque só ele realiza maravilhas! Para sempre seja bendito o seu nome glorioso! Que toda a terra se encha com sua glória! Amém! Amém

***

De facto, Deus é bom para Israel, o Senhor, para os corações puros. 
Por pouco os meus pés tropeçavam, um nada, e os meus passos deslizavam, porque invejei os arrogantes, vendo a prosperidade dos ímpios. Para eles não existem tormentos, a sua aparência é sadia e robusta; a fadiga dos mortais não os atinge, não são molestados como os outros. Daí a soberba, cingindo-os como colar, a violência, envolvendo-os como veste. A maldade brota-lhes da gordura, o seu coração transborda em maus projetos. Caçoam e falam maliciosamente, falam com altivez, oprimindo; contra o céu colocam a sua boca e a sua língua percorre a terra. Por isso o meu povo volta-se para eles e águas em abundância lhes vêm ao encontro. E dizem: "Acaso Deus conhece? Existe conhecimento no Altíssimo?" Eis que os ímpios são assim e, sempre tranquilos, juntam riquezas! 
De facto, inutilmente conservei o coração puro, lavando na inocência as minhas mãos! Sim, sou molestado o dia inteiro, e castigado a cada manhã... Se eu dissesse: "Vou falar como eles!", já teria traído a geração de teus filhos. Então reflecti para compreender, e que fadiga era isto aos meus olhos! Até que entrei nos santuários divinos: entendi então o destino deles! 
De facto, tu os pões em ladeiras, tu os fazes cair, em ruínas. Ei-los num instante reduzidos ao terror, deixam de existir, perecem, por causa do pavor! Como um sonho ao despertar, ó Senhor, ao acordar desprezas sua imagem. Quando o meu coração se azedava e eu espicaçava os meus rins, é porque eu era imbecil e não sabia, eu era animal junto a ti. 
Quanto a mim, estou sempre contigo, tu agarraste-me pela mão direita; tu conduzes-me com o teu conselho e com a tua glória me atrairás. Quem teria eu no céu? Contigo, nada mais me agrada na terra. Minha carne e meu coração podem consumir-se: a rocha do meu coração, a minha porção é Deus, para sempre! Sim, os que se afastam de ti perdem-se, tu repeles todos os teus adúlteros. Quanto a mim estar junto de Deus é o meu bem! Em Deus coloquei o meu abrigo, para contar todas as tuas obras. 

***

Favoreceste, Deus, a tua terra, fizeste voltar os cativos de Jacob; perdoaste a iniquidade do teu povo, encobriste todo o seu pecado; reprimiste teu furor, refreaste o ardor da tua ira. 
Faz-nos voltar, ó Deus salvador nosso, renuncia ao teu rancor contra nós! Ficarás irado connosco para sempre, de geração em geração prolongando a tua ira? Não voltarás para nos vivificar, e para que o teu povo se alegre contigo? Mostra-nos teu amor, ó Deus, e concede-nos tua salvação.
Vou ouvir o que Deus diz, porque ele fala de paz ao seu povo e seus fiéis, para que não voltem à insensatez. 
A salvação está próxima dos que o temem, e a Glória habitará na nossa terra. Amor e Verdade se encontram-se, Justiça e Paz abraçam-se; da terra germinará a Verdade, e a Justiça inclinar-se-á do céu. O próprio Deus dará a felicidade, e nossa terra dará seu fruto. A Justiça caminhará à sua frente, e com seus passos traçará um caminho. 

***

Inclina teu ouvido, Deus, responde-me, pois eu sou pobre e indigente! Guarda-me, porque sou fiel. Salva o teu servo que em ti confia! Tu és o meu Deus, tem piedade de mim, Senhor, pois é a ti que eu invoco durante o dia! Alegra a vida do teu servo, pois é a ti, Senhor, que eu me elevo!  Tu és bom e perdoas, Senhor, és cheio de amor com todos os que te invocam. Deus, atende a minha prece, considera minha voz suplicante! Eu grito-te no dia da angústia, pois tu me respondes, Senhor! Entre os deuses não há outro como tu, nada que se iguale às tuas obras! 
Todas as nações virão adorar-te e dar glória ao teu nome, Senhor; pois tu és grande e fazes maravilhas, tu és Deus, tu és o único. Ensina-me teus caminhos, Deus, e caminharei segundo a tua verdade; unifica o meu coração para temer o teu nome. Eu agradeço-te de todo o coração, Senhor meu Deus, vou dar glória ao teu nome para sempre, pois é grande o teu amor para comigo: tiraste-me das profundezas do Xeol. 
Ó Deus, os soberbos se levantam contra mim, um bando de violentos persegue a minha vida, à sua frente não há lugar para ti. Tu, Senhor, Deus de piedade e compaixão, lento para a cólera, cheio de amor e fidelidade, volta-te para mim, tem piedade de mim! Concede tua força a este teu servo, e tua salvação ao filho de tua serva: realiza para mim um sinal de bondade! Os meus inimigos verão e ficarão envergonhados, pois tu, Deus, me socorres e consolas. 

***

Deus, meu Deus salvador, de noite eu grito-te: que a minha prece chegue à tua presença, inclina os teus ouvidos ao meu clamor. Pois a minha alma está cheia de males e minha vida está à beira do Xeol; sou visto como os que baixam à cova, tornei-me num homem sem forças: despedido entre os mortos, como as vítimas que jazem no sepulcro, das quais já te não lembras, porque foram separadas da tua mão. Puseste-me no fundo da cova, no meio das trevas dos abismos; a tua cólera pesa sobre mim, tu derramas todas as tuas vagas. Afastaste de mim os meus conhecidos, tornaste-me repugnante para eles: estou fechado e não posso sair, com a miséria o meu olho desgastou-se. 
Deus, eu invoco-te sempre, estendendo as mãos para ti: "Realizas maravilhas pelos mortos? As sombras levantam-se para te louvar? Falam do teu amor nas sepulturas, da tua fidelidade no lugar da perdição? Conhecem as tuas maravilhas nas trevas, e tua imensa justiça na terra do esquecimento?" 
Quanto a mim, Deus, eu grito-te, a minha prece chega-te pela manhã; por que me rejeitas, Deus, e escondes a tua face? Sou infeliz e moribundo desde a infância, sofri teus horrores, estou esgotado; passaram sobre mim os teus furores, teus terrores deixaram-me aniquilado. Eles cercam-me como água, envolvem-me todos juntos de uma só vez. Tu afastas de mim os meus próximos e amigos, a treva é a minha companhia.

***

Quem habita na proteção do Altíssimo pernoita à sombra de Shaddai. 
Tu, porém, rejeitaste e desprezaste, ficaste indignado com o teu Ungido, renegaste a aliança do teu servo. Fizeste brechas em todos os seus muros, e arruinaste as suas fortalezas; todos os que passavam no caminho o pilharam, tornou-se um opróbrio para os seus vizinhos. Exaltaste a direita dos seus opressores, alegraste todos os seus inimigos; quebraste a sua espada contra a rocha, não o sustentaste no combate. Removeste o seu ceptro de esplendor e derrubaste o seu trono por terra; encurtaste os dias da sua juventude e cobriste-o de vergonha. 
Até quando te esconderás, ó Deus? Até ao fim? Vai arder como fogo a tua cólera? Lembra-te de mim: quanto dura a vida? Para qual vazio criaste os filhos de Adão? Quem viverá sem ver a morte, para tirar a sua vida das garras do Xeol? Onde estão as primícias do teu amor, ó Senhor? Juraste a David pela tua verdade. Lembra-te, Senhor, do opróbrio do teu servo, levo no meu seio todas as afrontas dos povos; Deus, os teus inimigos ultrajaram, ultrajaram as pegadas do teu Ungido! 
Bendito seja Deus para sempre! Amém! Amém! 

***

Deus é rei, vestido de majestade, Deus está vestido, envolto em poder. Sim, o mundo está firme, jamais tremerá. Teu trono está firme desde a origem, e desde sempre tu existes. Levantam os rios, Deus, levantam os rios sua voz, levantam os rios seu rumor; mais que o estrondo das águas torrenciais, mais imponente que a ressaca do mar, é Deus imponente, nas alturas. Teus testemunhos são firmes, a santidade é o adorno da tua casa, por dias sem fim, ó Deus! 

***

Cantai a Deus um cântico novo, pois ele fez maravilhas.
Deus fez conhecer a sua salvação, revelou a sua justiça aos olhos das nações: lembrou-se do seu amor e fidelidade em favor da casa de Israel. Os confins da terra contemplaram a salvação do nosso Deus. 
Aclamai a Deus, terra inteira, dai gritos de alegria! Tocai para Deus com a harpa e o som dos instrumentos; com trombetas e o som da corneta aclamai ao rei Deus! 
Estronde o mar e o que ele contém, o mundo e seus habitantes; batam palmas todos os rios e as montanhas gritem de alegria diante de Deus, pois ele vem para julgar a terra: ele vai julgar o mundo com justiça e os povos com rectidão! 

***

Oráculo de Deus ao meu senhor: "Senta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos como escabelo de teus pés". Desde Sião Deus estende o teu ceptro poderoso, e dominas no meio dos teus inimigos. A ti o principado no dia do teu nascimento, as honras sagradas desde o seio, desde a aurora da tua juventude.
Deus jurou e jamais desmentirá: "Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedec". O Senhor está à tua direita, ele esmaga os reis no dia da sua ira. Ele julga as nações, amontoa cadáveres, esmaga cabeças pela imensidão da terra. A caminho ele bebe da torrente, e por isso levanta a cabeça. 

***

Na minha angústia eu grito a Deus, e ele responde-me. Livra-me, Deus, dos lábios mentirosos, da língua traiçoeira! Que te será dado ou acrescentado, ó língua traidora? Flechas de guerreiro, afiadas com brasas de giesta. Ai de mim, peregrino em Mosoc, acampado nas tendas de Cedar! Já há muito que moro com os que odeiam a paz. Eu sou pela paz, mas, quando falo, eles são pela guerra. 

***

Ergo os olhos aos montes: de onde virá meu socorro? O meu socorro vem de Deus, que fez o céu e a terra. Não te deixará tropeçar, o teu guarda jamais dormirá! Sim, não dorme nem cochila o guarda de Israel.
 Deus é teu guarda, tua sombra, Deus está à tua direita. De dia o Sol não te ferirá nem a Lua de noite. Deus guarda-te de todo o mal, ele guarda a tua vida: Deus guarda a tua partida e chegada, desde agora e para sempre. 

***

Se Deus não constrói a casa, em vão labutam os seus construtores; se Deus não guarda a cidade, em vão vigiam os guardas. É inútil que madrugueis, e que atraseis o vosso deitar para comer o pão com duros trabalhos: ao seu amado ele o dá enquanto dorme! Sim, os filhos são a herança de Deus, é um salário o fruto do ventre! Como flechas na mão de um guerreiro são os filhos da juventude. Feliz o homem que encheu sua aljava com elas: não ficará envergonhado frente às portas, ao litigar com seus inimigos. 

***

Felizes todos os que temem Deus e andam pelos seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos comerás, tranquilo e feliz: a tua esposa será vinha fecunda, no recesso do teu lar; teus filhos, rebentos de oliveira, ao redor de tua mesa.
Assim vai ser abençoado o homem que teme Deus. Que Deus te abençoe de Sião, e verás a prosperidade de Jerusalém todos os dias da tua vida; e verás os filhos de teus filhos. Paz sobre Israel! 

***

Das profundezas clamo por ti meu Deus: Senhor ouve o meu grito! Que teus ouvidos estejam atentos ao meu pedido de graça! Se fazes conta das culpas, Deus, Senhor, quem poderá manter-se? Mas contigo está o perdão, para que sejas temido. 
Eu espero, Deus, e minha alma espera, confiando na tua palavra; minha alma aguarda o Senhor mais que os guardas pela aurora. Mais que os guardas pela aurora aguarde Israel por Deus, pois com Deus está o amor, e redenção em abundância: ele vai resgatar Israel de todas as suas iniquidades. 

***

Deus, o meu coração não se eleva, nem os meus olhos se alteiam; não ando atrás de grandezas, nem de maravilhas que me ultrapassam. Não! Fiz calar e repousar os meus desejos, como criança desmamada no colo de sua mãe, como criança desmamada estão em mim meus desejos. Israel, põe a tua esperança em Deus, desde agora e para todo o sempre! 

***

Vede: como é bom, como é agradável habitarmos todos juntos, como irmãos. É como óleo fino sobre a cabeça, descendo pela barba, a barba de Aarão, descendo sobre a gola de suas vestes. É como o orvalho do Hermon, descendo sobre os montes de Sião; porque aí envia Deus a sua bênção, a vida para sempre. 

***

Deus, tu sondas-me e conheces-me: conheces meu sentar e meu levantar, de longe penetras o meu pensamento; examinas meu andar e meu deitar, todos os meus caminhos te são familiares. A palavra ainda não me chegou à língua, e tu, Deus, já a conheces por inteira. Tu envolves-me por trás e pela frente, e sobre mim colocas a tua mão. É um saber maravilhoso, que me ultrapassa, é alto demais: não posso atingi-lo! 
Para onde ir, longe do teu sopro? Para onde fugir, longe da tua presença? Se subo aos céus, tu lá estás; se me deito no Xeol, aí te encontro. Se tomo as asas da alvorada para habitar nos limites do mar, mesmo lá é tua mão que me conduz, e tua mão direita me sustenta. Se eu dissesse: "Ao menos a treva me cubra, e a noite seja um cinto ao meu redor" — mesmo a treva não é treva para ti, tanto a noite como o dia iluminam. Sim! Pois tu formaste os meus rins, tu me teceste no seio materno. Eu celebro-te por tanto prodígio, e maravilho-me com as tuas maravilhas!
Conhecias até o fundo do meu ser: os meus ossos não te foram escondidos quando eu era feito, em segredo, tecido na terra mais profunda. Teus olhos viam o meu embrião. No teu livro estão inscritos os dias que foram fixados e cada um deles nele figura. Mas, a mim, que difíceis são os teus projectos, Deus meu, como sua soma é grande! Se os conto são mais numerosos que areia! E, se termino, ainda estou contigo! 
Ah! Deus, se matasses o ímpio. Homens sanguinários afastai-vos de mim! Eles falam de ti com ironia, menosprezando os teus projectos! Não odiaria os que te odeiam, Deus? Não detestaria os que se revoltam contra ti? Eu odeio-os com ódio implacável! Eu os tenho como meus inimigos! 
Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração! Prova-me, e conhece as minhas preocupações! Vê se não ando por um caminho fatal e conduz-me pelo caminho eterno. 

***

Deus, salva-me do homem perverso, defende-me do homem violento: eles planeiam o mal no seu coração e a cada dia provocam contendas; afiam a língua como serpentes, sob seus lábios há veneno de víbora. 
Deus, guarda-me das mãos do ímpio, defende-me do homem violento: eles planeiam tropeços aos meus passos; estendem laços e redes sob meus pés, os soberbos escondem-me armadilhas, colocam-me ciladas pelo caminho. 
Eu digo a Deus: "Tu és o meu Deus, Deus, ouve minha voz suplicante! Deus, meu Senhor, força que me salva, tu cobres-me a cabeça no dia da batalha! Deus, não aproves os desejos dos ímpios, não favoreças os seus planos!" Que os que me cercam não levantem a sua cabeça, cubra-os a maldade de seus lábios! Brasas acesas chovam sobre eles, que caiam em abismos e não se possam levantar! Que o caluniador não se afirme sobre a terra, que o mal persiga o violento até à morte! 
Eu sei que Deus fará justiça ao pobre e defenderá o direito dos indigentes. E os justos irão celebrar o teu nome, os rectos viverão em tua presença. 

***

Deus, eu por ti clamo, socorre-me depressa! Ouve a minha voz quando clamo por ti! Suba minha prece como incenso à tua presença, minhas mãos erguidas como oferta vespertina! Deus, coloca uma guarda em minha boca, uma sentinela à porta dos meus lábios. Impede o meu coração de se inclinar para o mal, de cometer a maldade com os malfeitores. Não vou ter prazer em seus banquetes! Que o justo me bata, que o bom me corrija, que o óleo do ímpio não me perfume a cabeça, pois eu iria comprometer-me com as suas maldades. Eles estão entregues ao poder da Rocha, seu juiz, eles que tinham prazer quando me ouviam dizer: "Como pedra do moinho rebentada por terra, estão espalhados os nossos ossos à boca do Xeol". 
A ti, Deus, elevo meus olhos, eu abrigo-me em ti, não me deixes sem defesa! Guarda-me das armadilhas que me armaram, e das ciladas dos malfeitores. Caiam os ímpios, cada qual em sua rede, enquanto eu escapo, em liberdade! 

***

Gritando a Deus, eu imploro! Gritando a Deus, eu suplico! Derramo à sua frente o meu lamento, à sua frente exponho a minha angústia, enquanto o meu alento desfalece; mas tu conheces o meu caminho! 
No caminho em que ando ocultaram-me uma armadilha. Olha para a direita e vê: ninguém mais me reconhece, nenhum lugar de refúgio, ninguém que olhe por mim!
Eu grito-te, Deus, e digo: Tu és o meu refúgio, minha parte na terra dos vivos! Dá atenção ao meu clamor, pois já estou muito fraco. Livra-me dos meus perseguidores, pois eles são mais fortes do que eu! Faz-me sair da prisão para que eu celebre o teu nome! 
Os justos se ajuntarão ao meu redor, por causa do bem que me fizeste. 

***

Deus, ouve a minha prece, dá ouvidos às minhas súplicas, por tua fidelidade, responde-me, por tua justiça! Não entres em julgamento com o teu servo, pois frente a ti nenhum vivente é justo! O inimigo persegue-me, esmaga por terra a minha vida, faz-me habitar nas trevas como os que estão mortos para sempre. O meu alento vai desfalecendo, e dentro de mim o meu coração assusta-se.
Recordo os dias de outrora, em todo o teu agir eu medito, refletindo sobre a obra de tuas mãos. A ti estendo os meus braços, minha vida é terra sedenta de ti. Responde-me depressa, Deus, pois meu alento se extingue! Não escondas a tua face de mim: eu ficaria como os que baixam à cova.
Faz-me ouvir o teu amor pela manhã, pois é em ti que eu confio; indica-me o caminho a seguir, pois a ti eu me elevo. Livra-me dos meus inimigos, Deus, pois estou protegido junto a ti. Ensina-me a cumprir a tua vontade, pois tu és o meu Deus; que teu bom espírito me conduza por uma terra aplanada. 
Por teu nome, Deus, tu me conservas, por tua justiça me tiras da angústia, por teu amor aniquilas os meus inimigos e destróis todos os meus adversários, porque eu sou um servo teu! 

***

Aleluia! Louva a Deus, ó minha alma! Enquanto eu viver, vou louvar a Deus, vou tocar ao meu Deus, enquanto existir! Não coloqueis a segurança nos nobres e nos filhos do homem, que não podem salvar! Exalam o espírito e voltam à terra, e no mesmo dia perecem seus planos! 
Feliz quem se apoia no Deus de Jacob, quem põe a esperança em Deus seu Deus: foi ele quem fez o céu e a terra, o mar e tudo o que neles existe. Ele mantém para sempre a verdade: fazendo justiça aos oprimidos, dando pão aos famintos; Deus liberta os prisioneiros, Deus abre os olhos dos cegos, Deus endireita os curvados, Deus protege o estrangeiro, sustenta o órfão e a viúva;  Deus ama os justos, mas transtorna o caminho dos ímpios. Deus reina para sempre, teu Deus, ó Sião, de geração em geração! 

***

Aleluia! Louvai Deus no céu, louvai-o nas alturas; louvai-o todos os anjos, louvai-o, seus exércitos todos! Louvai-o, Sol e Lua, louvai-o, astros todos de luz, louvai-o, céus dos céus e águas acima dos céus! Louvem o nome de Deus, pois ele mandou e foram criados; fixou-os eternamente, para sempre, deu-lhes uma lei que jamais passará. 
Louvai a Deus na terra, monstros marinhos e todos os abismos, raio e granizo, neve e bruma, e furacão cumpridor da sua palavra; montes e todas as colinas, árvore frutífera e todos os cedros, fera selvagem e gado, réptil e pássaro que voa, reis da terra e todos os povos, príncipes e juízes da terra, jovens e também as donzelas, os velhos com as crianças! Louvem o nome de Deus: é o único nome sublime, sua majestade vai além da terra e do céu, e ele reforça o vigor do seu povo! Louvor de todos os seus fiéis, dos filhos de Israel, seu povo íntimo. 

***

Aleluia! Cantai a Deus um cântico novo, seu louvor na assembleia dos fiéis! Alegre-se Israel com aquele que o fez, os filhos de Sião festejem o seu rei! Louvem o seu nome com danças, toquem para ele cítara e tambor! Sim, pois Deus gosta do seu povo, e adorna os pobres com salvação! Que os fiéis exultem de glória, e do seu lugar cantem com júbilo, com exaltações a Deus na garganta, e nas mãos a espada de dois gumes; para tomar vingança entre os povos e aplicar o castigo entre as nações; para prender seus reis com algemas e seus nobres com grilhões de ferro: cumprir neles a sentença prescrita é uma honra para todos os seus fiéis! 

***

Aleluia! Louvai Deus no seu templo, louvai-o no seu poderoso firmamento, louvai-o por suas façanhas, louvai-o por sua grandeza imensa! Louvai-o com toque de trombeta, louvai-o com cítara e harpa; louvai-o com dança e tambor, louvai-o com cordas e flauta; louvai-o com címbalos sonoros,  louvai-o com címbalos retumbantes! Todo ser que respira louve Deus! Aleluia! 


***


JOSÉ MARIA ALVES
(BLOGUE PESSOAL)
(SITE PESSOAL)



Sem comentários:

Enviar um comentário